O diretor do Instituto Brasileiro de Vendas e especialista em treinamento Carlos Cruz, aponta algumas competências que formam um vendedor profissional, capaz não somente de vender, mas de conquistar um cliente e satisfazer as expectativas do empregador:

Disciplina:

Reserve momentos semanais para se planejar. Faça, pelo menos, duas paradas durante o dia para avaliar se está investindo energia em um trabalho que dará retorno.

Criatividade:

Busque alternativas para chegar até o cliente, use argumentos que o envolvam. Crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras.

Comunicação:

Seja preciso. Tenha repertório, pesquise a concorrência, conheça as características e benefícios do produto ou do serviço e busque informações.

Capacidade Investigativa:

Pergunte e ouça as necessidades do cliente. O bom vendedor entende as dificuldades do cliente para, depois, apresentar uma solução eficaz. Clientes satisfeitos voltam e fazem indicações positivas.

Adaptabilidade:

Aprenda a lidar com diferentes perfis de clientes. Administre suas emoções, frustrações e saiba se adequar no que for necessário para alcançar as metas.

Empatia:

Crie identificação e inspire confiança na relação comercial. Cuide da aparência e se vista de acordo com o perfil da venda e do cliente. Procure entender e falar sobre o que é importante para o cliente, seja um problema ou um sonho.

Networking:

Não importa quantas pessoas você conhece, mas sim, quantas conhecem você. Conheça pessoas, mantenha relações saudáveis no trabalho e esteja atento aos acontecimentos para se destacar e explorar oportunidades.

Tenacidade Comercial:

Tenha a capacidade de entrar em ação, busque resultados, seja otimista e persistente. Não desista da venda na primeira negativa.

Agora que você sabe o que um vendedor de sucesso deve ter de competências, se preocupe com as vendas e deixe que a Gamatec facilita sua vida e de sua equipe com nossos softwares que vão te ajudar na sua Força de Vendas.

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