Você vendedor ou gerente de vendas, conhece os passos para ter sucesso de em vendas externas? Não? Então, vamos elencar aqui as 5 abordagens mais utilizadas no mercado para ter mais sucesso em suas negociações. Ou não.
Vendas externas muitas vezes são complicadas, grandes vendedores usam e testam diversos tipos de abordagens para ter sucesso nesse processo, separamos algumas que vão te ajudar nesta empreitada. Vamos lá:
Abordagem 1. O Amigo instantâneo
As pessoas tem mais disposição a fechar negócios com pessoas conhecidas. Essa abordagem é a mais amigável. Se tornar mais íntimo do cliente. Mas a dica é não forçar esse tipo de aproximação e tentar fazer amizade com seu potencial cliente caso você realmente não queira. Pois isso não vai parecer sincero e sim forçado, afastando ainda mais seu potencial cliente de você e minimizando as suas chances de fechar negócios com ele.
Abordagem 2. O guru
Se você prefere uma abordagem menos emocional e mais lógica, você deve se tornar uma especialista no mercado de atuação, não conhecendo somente de seus produtos, mas de como está atualmente as novas tecnologias, o que está por vir. Quais as técnicas para melhorar os processos. Enfim, esse tipo de abordagem exige bastante trabalho e busca constante de novos conhecimentos.
Abordagem 3. O consultor
Essa é uma abordagem que junta as duas anteriores, tendo um pouco de cada uma. O vendedor tem facilidade em criar novos laços de amizade e conhece muito bem as soluções que oferece. Então, com o uso desse conhecimento e de uma proximidade mais intima com o cliente atua bem na conversação e na troca de informações com seu futuro cliente, para entender suas reais necessidades e encontrar o melhor produto para ele.
Abordagem 4. O networker
Esse tipo de abordagem é bem difundido, o vendedor cria uma rede de conexões, cria novos vínculos, conhece novas pessoas. Usa seu tempo para ir em eventos, festas. Mostra suas soluções nesses eventos ou apenas se faz presente para ser lembrado posteriormente em caso de necessidade.
Abordagem 5. O vendedor chato
Esse tipo de abordagem não é muito recomendado, mas por incrível que pareça é usado por alguns tipos de pessoas. Esse tipo de profissional busca um cliente para comprar um produto, sem avaliar sua necessidade, se ele precisa ou não da solução proposta. E trabalha na insistência, usando argumentos para “assustar o cliente”, tentando criar uma necessidade que não existe. É a forma menos ética e nada recomendada de se abordar um cliente.
E aí qual sua abordagem favorita? Esperamos que você escolha uma das 4 primeiras. Por serem éticas, eficazes e cada uma da sua maneira vão trazer os resultados esperados.
Boas negociações e não deixe de conhecer nossas soluções e curtir nossa fan-page no Facebook.