Os pequenos negócios podem procurar novos usos para os produtos que fabrica, apostar nos lançamentos ou procurar outros mercados ainda pouco explorados.
A atividade competitiva agressiva ou as mudanças no ambiente podem causar um rápido declínio nas vendas. Estratégias de crescimento a partir do produto abrem novas oportunidades de vendas e lucros enquanto reduz a dependência dos produtos existentes para o sucesso da empresa.
Conheça algumas dicas essenciais, elencadas por especialistas em vendas do Sebrae.
1) Penetração de mercado
Tentar ampliar o seu negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua. O objetivo principal é convencer seus consumidores a adquirir mais dos produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado. As táticas incluem: campanhas agressivas de promoção e descontos nos preços.
2) Desenvolvimento de mercado
Você também poderá descobrir novos usos para os produtos com os quais já trabalha para novos mercados. Bicabornato de sódio é um exemplo clássico. O seu uso original era para culinária e, agora, também é vendido como desodorante, limpador de tapetes, como componente para cremes dentais etc.
3) Desenvolvimento de produtos
Outra opção é desenvolver produtos para o mercado em que já atua, diversificando-os. A segmentação permite conhecer melhor os clientes e seus hábitos e encontrar novos produtos.
4) Diversificação de produto
A última – e a mais arriscada – opção é desenvolver novos produtos para novos mercados.
Tome a iniciativa antes do concorrente. Encontrar um mercado no qual nenhuma outra empresa entrou é um caminho para sair em primeiro lugar e levar vantagem sobre os competidores.
Os pequenos negócios podem procurar novos usos para os produtos que fabrica, apostar nos lançamentos ou procurar outros mercados ainda pouco explorados.
A atividade competitiva agressiva ou as mudanças no ambiente podem causar um rápido declínio nas vendas. Estratégias de crescimento a partir do produto abrem novas oportunidades de vendas e lucros enquanto reduz a dependência dos produtos existentes para o sucesso da empresa.
Conheça algumas dicas essenciais, elencadas por especialistas em vendas do Sebrae.
1) Penetração de mercado
Tentar ampliar o seu negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua. O objetivo principal é convencer seus consumidores a adquirir mais dos produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado. As táticas incluem: campanhas agressivas de promoção e descontos nos preços.
2) Desenvolvimento de mercado
Você também poderá descobrir novos usos para os produtos com os quais já trabalha para novos mercados. Bicarbonato de sódio é um exemplo clássico. O seu uso original era para culinária e, agora, também é vendido como desodorante, limpador de tapetes, como componente para cremes dentais etc.
3) Desenvolvimento de produtos
Outra opção é desenvolver produtos para o mercado em que já atua, diversificando-os. A segmentação permite conhecer melhor os clientes e seus hábitos e encontrar novos produtos.
4) Diversificação de produto
A última – e a mais arriscada – opção é desenvolver novos produtos para novos mercados.
Tome a iniciativa antes do concorrente. Encontrar um mercado no qual nenhuma outra empresa entrou é um caminho para sair em primeiro lugar e levar vantagem sobre os competidores.