fbpx

O GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) é um sistema capaz de fornecer informações sobre a localização de pontos. Por meio de satélites, o mesmo pode dar as coordenadas exatas de onde uma pessoa, por exemplo, se encontra em qualquer parte do mundo. Foi criado por razões militares e meteorológicas, mas hoje popularizado se encontra em diversos ramos, entre eles podemos destacar o uso em aplicativos móveis em tablets e smartphones. Para algumas empresas tornaram-se uma ferramenta indispensável para seu ramo de atuação.

 

Como o GPS sabe onde estou?

Os satélites, assim como os receptores GPS, possuem um relógio interno, o qual marca a hora com uma precisão de nanosegundos. Quando o sinal é emitido, também é enviado o horário que ele “saiu” do satélite.

Este sinal nada mais é do que sinais de rádio, que viajam na velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundo, no vácuo). Cronometrando quanto tempo este sinal demorou para chegar, o receptor consegue calcular sua distância do satélite. Como a posição dos satélites é atualizada constantemente, é possível, por meio destes cálculos, determinar qual a sua posição exata, utilizando a localização fornecida por 3 satélites, isso é chamado de triangulação.

 

Mas como isso pode auxiliar minha empresa?

No mundo corporativo, o GPS é uma ferramenta de trabalho e de monitoramento de colaboradores. Das empresas de logística às que trabalham com prestação de serviços, as vantagens são inúmeras. Entre elas, podemos destacar a melhoria no processo de melhoria no atendimento, por exemplo, você tem várias equipes trabalhando em várias regiões, que cumprem uma rota determinada diariamente, com o uso desta tecnologia você pode saber onde cada uma dessas equipes estão em tempo real e planejar o agendamento e novas rotas com mais eficiência e mais agilidade, pode estimar também com maior precisão horários de atendimento e entrega e possíveis desvios de rota.

 

Produtividade aumentada

A geolocalização pode ser utilizada para aumentar a produtividade de funcionários ao permitir a antecipação de rotas com trânsito ruim. Ao auxiliar times de campo a chegarem no local de trabalho mais rapidamente, o GPS acaba se tornando uma ferramenta de produtividade e de melhoria da qualidade do serviço prestado.

Implementação do GPS na sua empresa

Em todos esses cenários, o serviço de localização passa a ser útil graças ao sistema de gerenciamento de GPS. Ele deve ser capaz de se conectar a uma série de aparelhos. Assim, o gestor poderá ter acesso à localização dos seus times de campo em tempo real.

Da mesma forma que a computação em nuvem, ao ser aplicado ao lado de outras tecnologias móveis, o GPS pode revolucionar os processos corporativos de uma empresa.

Esperamos que o artigo que você acabou de ler tenha conseguido desmistificar o serviço de Geolocalização e mostrar que não é nenhum “bicho de sete cabeças” e, principalmente como é utilizado hoje e pode ser útil para os anceios de sua empresa.

A Gamatec conta com aplicativos que utilizam essa tecnologia de maneira integrada com outras funcionalidades gerenciais, auxiliando assim suas equipes de campo, aumentando sua produtividade e o controle sobre os serviços prestados.

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *