Podemos considerar que os vendedores são os principais elos das empresas com seus clientes. O profissional de vendas é a empresa para muitos deles e é ele quem traz informações preciosas dos clientes para dentro da organização. Por isso, a empresa deve considerar cuidadosamente alguns pontos na configuração de sua força de vendas, entre eles estão: desenvolvimento de objetivos, estratégias e estrutura.

Com relação aos objetivos e estratégias, qualquer que seja o contexto da venda, os vendedores terão de realizar uma ou mais das seguintes tarefas específicas:

É preciso que a empresa defina objetivos específicos para sua força de vendas, como por exemplo: os vendedores devem dedicar 80% do seu tempo para clientes existentes e 20% para os que estão em fase de prospecção. Pode também especificar que os vendedores devem ocupar 85% de seu tempo com produtos existentes e 15% com novos. As empresas devem também avaliar seus vendedores não somente pelo volume de vendas, mas também pela satisfação dos clientes e a capacidade de gerar lucros.

Quanto à estrutura da força de vendas, podemos identificar 4 modalidades mais comuns:

Além das estruturas acima, é comum também vendedores que atuam apenas com grandes contas, ou seja, com grandes clientes que compram grandes volumes, neste caso, é celebrado entre as partes um contrato mais amplo de prestação de serviços além de outros fatores.

Há ainda várias outras decisões que envolvem equipes de vendas tais como: tamanho, remuneração, recrutamento e seleção, motivação, treinamentos, supervisão e avaliação, essas decisões podemos abordar mais adiante em outro artigo.

Agora que você aprendeu a configurar de força eficiente sua equipe de Força de Vendas, está na hora de automatizar seu processo e facilitar o andamento dessas atividades.

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Podemos considerar que os vendedores são os principais elos das empresas com seus clientes. O profissional de vendas é a empresa para muitos deles e é ele quem traz informações preciosas dos clientes para dentro da organização. Por isso, a empresa deve considerar cuidadosamente alguns pontos na configuração de sua força de vendas, entre eles estão: desenvolvimento de objetivos, estratégias e estrutura.

 

 

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