fbpx

Muitos empreendedores mantêm certos hábitos que se encaixam tanto no seu trabalho, quanto nos períodos de folga. Há sempre aquela vontade e sensação que você poderia render mais e utilizar seu tempo de forma mais eficiente, não é mesmo?

Neste post vamos mostrar alguns hábitos simples que vão potencializar sua produtividade. Tente implementar alguns desses hábitos diariamente, até o momento que eles virem rotinas e você os faça sem ao menos perceber.

 

1. Comece o seu dia na noite anterior.

Quando seu dia começa? As 8 da manhã quando você chega para fazer suas atividades? Se você respondeu a essa questão de forma afirmativa é possível que esteja iniciando seu dia de forma errada, gastando tempo e energia em vão.

Seu dia deve começar ainda na noite anterior. Ir dormir com uma rotina para o próximo dia já definida, vai melhorar muito sua produtividade. Então garanta que você no final do dia de trabalho hoje, já levante as principais tarefas que pretende fazer amanhã. Tenha plena consciência quando for dormir de qual é a sua agenda. Não precisa levantar todas as tarefas, mas pelo menos as 3 ou 4 mais prioritárias e inadiáveis devem ser listadas.

Assim, você terá uma noite de sono mais tranquila. Evite também encher sua cabeça de informações desnecessárias antes de dormir, quando for para a cama, tente não sucumbir a tentação de ficar verificando as redes sociais e portais de notícias no seu smartphone e deixe seus alertas desligados para não ser incomodado durante a noite.

 

2. Em primeiro lugar: Mova-se

Sair da cama e movimentar-se melhoram o fluxo de sangue no seu corpo e fazem as sinapses do cérebro criar novas conexões. Caso você não tenha o hábito de fazer algum tipo de exercício ou pelo menos um alongamento pela manhã isso pode ser um pouco estranho no início, mas pode ter certeza que logo após começar você já vai sentir os benefícios.

Não precisa fazer exercícios pesados, um simples levar seu cachorro para passear por uns 30 minutos logo no início da manhã já é suficiente para energizar seu corpo para aguentar o dia todo.

 

3. Domar seu cérebro.

Esse tópico pode parecer muito Zen, mas na verdade é algo simples de se fazer e que coloca as coisas no lugar, meditar de 10 a 20 minutos pela manhã vai fazer você lidar melhor com o estresse diário e melhorar a fluidez da sua mente, o que significa que seu cérebro vai estar mais preparado para que o venha acontecer durante todo o dia.

 

4. Obter ajuda para manter-se organizado.

Caso você se não se considere uma pessoa organizada ou pontual, busque soluções que podem lhe ajudar nisso. Como por exemplo, utilizar aplicativos como Trello ou Evernote para gerenciar suas tarefas. Se você pretende realmente teu um dia produtivo, é imprescindível que seja primeiramente organizado.

 

5. Lembre-se de comer.

Seu corpo e seu cérebro precisam de combustível. Não se esqueça que a alimentação é uma parte importante da rotina do seu dia. Isso parece meio banal, não é mesmo? Mas muitas vezes no meio da louca rotina diária, não é difícil pularmos refeições ou esquecer de comer só para “ganharmos” mais uns minutinhos, ou ficar focado em lanches rápidos em qualquer lugar. Não seja vítima dessa armadilha. Faça pequenas refeições com mais frequência e lembre-se de comer alimentos mais saudáveis e nutritivos, afinal você precisa manter sua bateria de energia sempre em alta durante todo o dia.

 

6. Divida e ocupe seu tempo.

Dividir seu tempo em pequenos fragmentos é uma maneira eficiente de obter o tempo de produtividade ininterrupta que você precisa. Certifique-se de separar seu dia em pequenos períodos de foco extremo em uma atividade sem distrações e entre eles pequenos intervalos de descanso.

A técnica Pomodoro é uma das mais utilizadas, onde você separa sua hora em dois períodos de 25 minutos cada com intervalo de 5 minutos entre eles para descanso ou outras atividades como ver e-mails, responder mensagens, visitar redes sociais. Nestes 25 minutos você deve se livrar das distrações e somente produzir sem perder o foco na atividade que está desenvolvendo. Cada período de 25 minutos é chamado de Pomodoro, a cada 4 períodos, você deve se dar um descanso de 15 a 25 minutos e iniciar o processo novamente. Essa é uma técnica muito usada e altamente produtiva. Não custa tentar, vamos lá?

 

7. Desconecte do trabalho.

E por último, mas não menos importante, quando você deixar o trabalho à noite, desconecte-se totalmente as atividades a ele relacionadas. Isso pode parecer meio irrelevante quando você ainda é jovem e solteiro, mas torna-se uma prática crucial, principalmente quando você tem filhos e família. Esse tempo fora do trabalho contribui fortemente para otimizar seu tempo dentro do seu trabalho, assim que você começar a dar mais significado e atenção para sua família, vai perceber os inúmeros benefícios profissionais e principalmente pessoais que esse pequeno hábito vai lhe trazer.

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *