Gestão de Equipes Liderança Vendas

6 dicas para construir uma equipe de vendas vencedora

Se desenvolver habilidades para vender por si só já é uma tarefa um tanto quanto árdua para alguns, imagina além de pensar em estratégias ter que fazer junto com isso o gerenciamento de pessoas e ajudá-las a vender mais. Esse é o papel do Gerente de Vendas.

Neste artigo vamos repassar algumas dicas que vão tornar esse caminho mais fácil de se trilhar.

Com uma equipe forte, bem estruturada, motivada e com as devidas ferramentas em mãos seus resultados certamente serão bem maiores.

Para iniciar o processo vou repassar os 3 pilares para criar uma equipe de vendas vencedora: Bons profissionais, um sistema de gestão e um bom gestor. Com essas 3 bases bem aplicadas e andando em sincronia, sua equipe tem tudo para ser mais eficiente, para dar certo e gerar ótimos resultados.

Pensando nesses pilares, separamos 6 dicas que vão ajudar você a alinhar o processo de sua equipe e aumentar sua produtividade.

Vamos lá:

 

1. Faça da tecnologia uma aliada de sua equipe.

Os vendedores no decorrer do tempo sempre utilizaram algum tipo de ferramenta para ajudá-lo em seu controle, me refiro a ferramentas como um apoio ao processo. Por exemplo: o cartão de visitas, a agenda para anotações importantes, planilhas para controles, catálogos, enfim, o processo de venda sempre teve alguma ferramenta como aliada no decorrer de sua evolução.

Com o advento dos dispositivos móveis e das aplicações para os mesmos, entramos em um momento onde podemos ter tudo na palma de nossa mão e em poucos toques na tela de nosso smartphone podemos fazer coisas antes inimagináveis.

No mundo das vendas isso também é possível, aquela tarefa de ficar anotando tudo em agendas e planilhas já passou, se você não percebeu ainda, lamento informar, mas o bonde está passando meu amigo e a concorrência provavelmente está na sua frente.

Hoje sua empresa precisa estar por dentro das novas tecnologias do mercado, evitar que seu vendedor saia com aquela mala de papéis para todo o canto, sendo que ele pode ter todas aquelas informações em um aplicativo dentro de seu smartphone, facilitando assim a vida de todos os envolvidos, ou seja, seu vendedor, seu cliente e a sua própria vida. Pois esse tipo de aplicação traz informações de maneira rápida e dinâmica para que você possa fazer o gerenciamento das metas de sua equipe, mantem uma comunicação entre seu sistema de gestão e o aplicativo que está dentro do smartphone de seu cliente. Facilitando assim a análise dos resultados.

Então essa é a primeira dica, NÃO FIQUE PARA TRÁS. Análise a possibilidade de ter um sistema de gestão de Força de Vendas para sua equipe, certamente você vai aumentar o desempenho de toda sua equipe de uma maneira espetacular.

 

2. Direcione seus vendedores

Na etapa de prospecção no processo de venda, aliar essa etapa a uma ferramenta que ajude a fornecer insights e melhore a comunicação com os prospects pode ser uma boa sacada. Algo que ajude seus vendedores a garimpar novos interessados em seus produtos ou soluções.

Focar em um plano de prospecção é essencial para se ganhar mais mercado e causa um grande impacto nas vendas.

Unindo esse trabalho de lapidação dos prospects até eles se transformarem em clientes com uma boa ferramenta de controle de vendas seus vendedores vão ter um direcionamento de onde devem atuar e onde devem focar, não deixe eles procurando novos clientes ao acaso.

Procure por estratégias para mostrar para seu vendedores que caminho seguir. Isso vai ser um grande diferencial para o crescimento de sua equipe e consequentemente de seus resultados.

 

3. Acompanhe o desempenho de sua equipe

Não existe outra maneira de você analisar se seu planejamento está dando certo ou não, você deve ter ADOTAR MÉTRICAS para medir o desempenho do que está sendo feito e como está sendo feito. Para analisar o que está realmente funcionando e quais erros devem ser corrigidos.

O primeiro passo é observar e monitorar apenas as melhores métricas. Tem algumas métricas simples que vão te ajudar no início do processo a ter uma visão mais detalhada do que está acontecendo.

Por exemplo, o número de ligações de prospecção por oportunidade, o número de ligações que foram convertidas em visitas, ou em uma sinalização de interesse, o número de novos clientes por segmento ou região, o número de reuniões e conversas informais com os clientes, novas oportunidades, oportunidades a serem fechadas e novas vendas.

Posteriormente você pode utilizar também outras métricas de desempenho em campo, que caso sua empresa tenha um software de gestão de vendas vai ser muito mais fácil, afinal todas as informações vão estar ali registradas é só customizar seus relatórios de interesse e em cima dos resultados obtidos traçar as novas estratégias.

 

4. Amplie o instinto competitivo na sua equipe.

Um bom questionamento para saber se alguma pessoa é competitiva é o seguinte: “O que cria uma emoção mais forte dentro de você: Você ganhar ou perder?”.

As pessoas mais competitivas vão responder que perder mexe mais com o ego delas do que propriamente ganhar. Ok, mas o que isso tem a ver com Vendas e formação de equipe de alta performance? Como tornar minha equipe mais competitiva?

Simples, promova competições, concursos, metas comuns entre eles. Bonificações para maiores vendas, estimule esse tipo de competição saudável dentro de sua equipe.

Certamente seus vendedores vão se esforçar mais para conseguir atingir suas metas e não ficarem para trás uns dos outros. Se você faz o processo anterior de mensuração de maneira correta, certamente você terá muitas variáveis que podem ser usadas para estimular uma boa competição.

 

5. Sempre recrute

Todas temos nossas ambições, nossos planos de crescimento, nossas metas para o futuro. E vamos traçando nosso caminho de acordo com as oportunidades que aparecem ou que criamos nesta trajetória.

No mundo dos negócios isso é inevitável. Novas oportunidades vão aparecer para seus melhores profissionais, pode ter certeza disso. E se essa oportunidade estiver dentro de seu plano de carreira, certamente você vai perder um bom profissional.

Pensando nisso, você deve sempre ter uma carta na manga, buscar especializar novos profissionais, renovar sua equipe. Investir em treinamentos para equiparar as qualidades de todos. Afinal você não pode ter somente um profissional que faz aquela função em específico, ou correr o risco de seu vendedor sair para sua concorrência e você perder todo o vínculo com seu cliente.

Sempre busque repassar para sua equipe a importância de todos estarem bem alinhados em relação ao seu conhecimento, traga novos profissionais, recrute. Mostre que você está interessado no crescimento profissional de seu colaborador e não somente em resultados.

Esses pequenos detalhes vão dar mais estabilidade a suas metas a longo prazo, pois descentralizando as tarefas, você garante que mesmo sem aquele profissional, outros estaram plenamente preparados para dar continuidade ao seus planos.

6. Crie uma cultura vencedora na sua equipe.

As mesmas chaves que são usadas para se organizar uma equipe de vendas, devem continuar a serem usadas na sustentação dessa equipe. Isso vai permitir um crescimento constante. Não deixe sua equipe entrar na zona de conforto, pois sempre haverá novos clientes, novos mercados e novas oportunidades para se atacar.

Não esqueça do uso da tecnologia, ela é uma grande aliada para você conseguir atingir esses objetivos. Facilita a vida de seus vendedores, ajuda no processo de controle de métricas e por fim na análise dos resultados obtidos.

Aliando tudo isso a disciplina, motivação, competição e trabalho em equipe. Você vai conseguir criar e manter uma equipe de vendas vencedora.

#Boasvendas

 

 

 

Autor

Gamatec

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