fbpx
Carreira Gestão de Equipes Produtividade

Teste da Roda da Vida: Sua vida profissional e pessoal estão alinhadas?

Você certamente já parou e pensou: “Nossa! Esse ano passou voando, já estamos em Dezembro!”

Pois bem, esse fenômeno ocorre porque nós estamos cada vez mais sobrevivendo no “piloto automático”, fazendo sempre as mesmas coisas, nem sempre fazendo algo que nos realiza e acabamos não notando o tempo passar.

E nesse contexto, ficamos estressados, descontentes, sofremos com sintomas psíquicos e psicossomáticos, e em decorrência disso a nossa qualidade de vida cai.

A roda da vida é um instrumento criado para autoconhecimento. O objetivo é tentar compreender quais são os rumos que sua vida está tomando e quais são os que você gostaria que ela tomasse. O teste é bastante simples e consiste em dar pesos de 1 a 10 para cada uma das áreas abaixo apresentadas.

Após pensar, refletir e definir o peso para cada área, você pode colorir até o número que pontuou em cada uma das etapas. Este preenchimento colorido lhe dará uma noção de como está sua roda da vida.

Todos sabem como uma roda deve ser para funcionar minimamente bem, ela deve possuir um formato equilibrado. Nenhuma das partes pode estar muito diferente da outra. A roda da vida também é assim, após colorir você verá em que pontos da roda você está atuando mais, que áreas da sua vida estão precisando de mais atenção. Sua roda consegue rodar livremente por aí? Ou ela não conseguiria nem mesmo sair do lugar? Será que não está na hora de equilibrar sua vida pessoal e profissional?

É importante que haja muita verdade ao responder o exercício. Ele pode ser realizado em dinâmicas com seus colaboradores ou então em um momento mais particular. O final do ano é uma ótima hora para parar e refletir um pouco sobre isto.

Por fim uma dica, alie seu negócio a sua missão de vida, tendo uma motivação para levantar todas as manhãs.

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *