fbpx
Carreira Produtividade

Por que você tem um problema de gerenciamento de tempo

Se você sente que tem um problema de gerenciamento de tempo, há uma série de coisas que você pode estar errado e causando esse sentimento:

 

Falta de Prioridades

Certamente você não definiu suas prioridades. Não tem foco, então terá problemas para decidir onde gastar seu tempo.

 

Você não definiu seu trabalho

Durante a maior parte da história, o Homem sabia o que precisava fazer. Não era necessário pensar muito sobre as atividades que iria desenvolver, antes da era industrial, a rotina era delimitada: acordar, cuidar dos animais, trabalhar no campo, ir para a cama e começar novamente no dia seguinte. Na era industrial isso não se alterou muito, pois a repetição de tarefas também era rotineira nas linhas de produção da fábrica. Hoje em dia, você é um trabalhador do conhecimento e você tem que descobrir o trabalho que você precisa fazer, quando, quando você precisa fazê-lo, e como fazê-lo.

 

Falta de Planejamento

Se você iniciar uma semana sem planejar o trabalho que irá fazer no decorrer dela, certamente quando essa semana terminar você vai se sentir frustrado ao ver que não realizou muito e achar que sua semana foi improdutiva. Ser produtivo é focar nas coisas mais importantes que você precisa fazer. O planejamento é uma das chaves para saber quais são essas coisas e colocá-las em prática.

 

Você não blindou seu tempo

Nada de concreto pode ser feito, sem que você invista tempo, foco e energia. Se você não blindou seu tempo para fazer essas tarefas importantes, as prioridades de outras pessoas irão invadir seu tempo. Blinde seu tempo das distrações. Uma dica importante nesse caso é utilizar a técnica do Pomodoro (vale a pena investir um tempinho para conhecê-la, no item abaixo repassamos algumas dicas que vão introduzir esse método no seu dia.).

 

Você está permitindo distrações

Se seu telefone estiver ligado e seu navegador e e-mail estiverem abertos, você não está realmente tentando ser produtivo. Você está tentando se divertir. Seu melhor trabalho só pode ser feito quando você se entrega a ele. Distração é o maior inimigo da produtividade. 

Resumo da técnica Pomodoro: Separe um momento para focar totalmente nas tarefas importantes, sem celular, verificar e-mails e ligações. Não precisa ser muito tempo não, 25 minutos de foco total é o que você precisa, depois disso tire 5 minutos de intervalo, é uma espécie de recompensa pela tarefa feita, use para se distrair um pouco, ver redes sociais e mensagens e repita esses dois passos durante todo o dia, não misture trabalho com distrações. Você vai ver que seu dia vai se tornar muito mais produtivo. Após 4 repetições desses 2 passos faça um intervalo um pouco maior (15 a 20 minutos entre as tarefas). 

 

Você é viciado em Urgência

Se você percebeu que tem um problema de gerenciamento de tempo, provavelmente deve ter um vício de combater incêndios. Se você fica o tempo todo resolvendo esses problemas que ficam pipocando no seu dia, as tarefas pop-up, o que é realmente importante será ignorado, pois você sempre vai estar no modo bombeiro ativado e com a lista de urgentes sempre aumentando.

 

Você está modo reativo

Você começa a se sentir confortável nesse modo reativo, acha que enviar e-mails é algo produtivo e que está é uma tarefa importante no seu cronograma, fica navegando me diversos sites procurando inspiração para iniciar algo ou só age quando seus prazos ficam apertados e aí sem alternativa resolve reagir a isso.

Se você está com aquela sensação que não tem tempo suficiente para nada, provavelmente uma ou mais das razões citadas acima se enquadram na sua rotina. Lembre-se todos temos o mesmo tempo todo o dia. Ganhar mais tempo significa investir em um trabalho mais significativo e com propósito definido.

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *