
Se você sente que tem um problema de gerenciamento de tempo, há uma série de coisas que você pode estar errado e causando esse sentimento:
Falta de Prioridades
Certamente você não definiu suas prioridades. Não tem foco, então terá problemas para decidir onde gastar seu tempo.
Você não definiu seu trabalho
Durante a maior parte da história, o Homem sabia o que precisava fazer. Não era necessário pensar muito sobre as atividades que iria desenvolver, antes da era industrial, a rotina era delimitada: acordar, cuidar dos animais, trabalhar no campo, ir para a cama e começar novamente no dia seguinte. Na era industrial isso não se alterou muito, pois a repetição de tarefas também era rotineira nas linhas de produção da fábrica. Hoje em dia, você é um trabalhador do conhecimento e você tem que descobrir o trabalho que você precisa fazer, quando, quando você precisa fazê-lo, e como fazê-lo.
Falta de Planejamento
Se você iniciar uma semana sem planejar o trabalho que irá fazer no decorrer dela, certamente quando essa semana terminar você vai se sentir frustrado ao ver que não realizou muito e achar que sua semana foi improdutiva. Ser produtivo é focar nas coisas mais importantes que você precisa fazer. O planejamento é uma das chaves para saber quais são essas coisas e colocá-las em prática.
Você não blindou seu tempo
Nada de concreto pode ser feito, sem que você invista tempo, foco e energia. Se você não blindou seu tempo para fazer essas tarefas importantes, as prioridades de outras pessoas irão invadir seu tempo. Blinde seu tempo das distrações. Uma dica importante nesse caso é utilizar a técnica do Pomodoro (vale a pena investir um tempinho para conhecê-la, no item abaixo repassamos algumas dicas que vão introduzir esse método no seu dia.).
Você está permitindo distrações
Se seu telefone estiver ligado e seu navegador e e-mail estiverem abertos, você não está realmente tentando ser produtivo. Você está tentando se divertir. Seu melhor trabalho só pode ser feito quando você se entrega a ele. Distração é o maior inimigo da produtividade.
Resumo da técnica Pomodoro: Separe um momento para focar totalmente nas tarefas importantes, sem celular, verificar e-mails e ligações. Não precisa ser muito tempo não, 25 minutos de foco total é o que você precisa, depois disso tire 5 minutos de intervalo, é uma espécie de recompensa pela tarefa feita, use para se distrair um pouco, ver redes sociais e mensagens e repita esses dois passos durante todo o dia, não misture trabalho com distrações. Você vai ver que seu dia vai se tornar muito mais produtivo. Após 4 repetições desses 2 passos faça um intervalo um pouco maior (15 a 20 minutos entre as tarefas).
Você é viciado em Urgência
Se você percebeu que tem um problema de gerenciamento de tempo, provavelmente deve ter um vício de combater incêndios. Se você fica o tempo todo resolvendo esses problemas que ficam pipocando no seu dia, as tarefas pop-up, o que é realmente importante será ignorado, pois você sempre vai estar no modo bombeiro ativado e com a lista de urgentes sempre aumentando.
Você está modo reativo
Você começa a se sentir confortável nesse modo reativo, acha que enviar e-mails é algo produtivo e que está é uma tarefa importante no seu cronograma, fica navegando me diversos sites procurando inspiração para iniciar algo ou só age quando seus prazos ficam apertados e aí sem alternativa resolve reagir a isso.
Se você está com aquela sensação que não tem tempo suficiente para nada, provavelmente uma ou mais das razões citadas acima se enquadram na sua rotina. Lembre-se todos temos o mesmo tempo todo o dia. Ganhar mais tempo significa investir em um trabalho mais significativo e com propósito definido.