fbpx

Vai chegando no final do mês e bate aquela correria para conseguir bater as metas estipuladas lá no início. Você já deve ter passado por isso. Não é mesmo? Isso além de muito estressante causa uma grande desmotivação.

Pois bem! pensando nisso, separamos quatro dicas quentes que vão te ajudar a ter um planejamento mais eficiente e evitar esse alvoroço todo no final de cada mês e atingir suas metas:

O primeiro passo é: Trace metas bem definidas

Essa dica é o pontapé inicial para um planejamento realmente funcional, a pergunta que que você deve fazer é a seguinte: Onde eu quero estar daqui a cinco anos? Pare e pense! Agora defina metas para alcançar esse objetivo, o que tenho que fazer de forma bem objetiva para chegar nesse resultado.

Por exemplo, seu principal objetivo é aumentar sua carteira de clientes e atingir outros mercados, pois bem, pense em todos os passos para chegar até esse objetivo. Você vai precisar visitar mais feiras deste nicho, aumentar seu grupo de networking, investir em cursos de capacitação. Esses são alguns exemplos do que pode ser feito.

Dentro desta tarefa a segunda etapa é definir metas menores baseadas em cada atividade que você elencou no exercício acima, tentando chegar a pequenas tarefas que caibam no seu mês, semana e no decorrer do dia. Pequenos objetivos são mais fáceis de se atingir e mantêm sua motivação em alta.

2) Faça um acompanhamento de suas metas

De nada adianta estimular metas e não acompanhar se elas estão ou não sendo cumpridas, por isso é importante conferir constantemente se as metas estipuladas estão sendo atingidas de acordo com o planejamento, caso não estejam, reavalie suas tarefas diárias, reorganize seu dia. A falta de acompanhamento só vai fazer você perder o foco e para retomar sua motivação inicial é uma tarefa árdua.

Uma boa dica nesse caso é se utilizar da tecnologia, por exemplo, um sistema para controlar sua Força de Vendas, algo que faça essa mensuração para você, emita relatórios, controle as visitas de sua equipe aos seus clientes e esteja sempre atualizado vai te dar uma mão na roda neste momento. Deixe que o sistema faça essa tarefa e demonstre se suas metas estão indo pelo caminho certo ou não. Assim você pode dedicar sua energia em outras tarefas que só dependem da sua capacidade.

3) O ponto chave é motivação.

Se você acha que atingir metas é uma tarefa fácil, mero engano meu amigo. Lamento informar que não é assim que a roda gira. Vai levar tempo e dar um tanto de trabalho chegar até elas. Aí entra o ponto chave, a motivação. Pense todos os dias nos seus objetivos e não esqueça de pensar na satisfação que você vai sentir quando chegar até cada um deles. Esse é o combustível para continuar, essa é a faísca que vai manter sua motivação nas nuvens.

Outra dica para manter a motivação em alta é tirar um tempinho para relaxar, dar um tempo no trabalho, se dedicar a família, isso ajuda a dar um amenizada no estresse da rotina e a refrescar sua cabeça, novas ideias vão surgir enquanto você está usufruindo do seu tempo de lazer e descanso. Então vamos lá, tire essa roupa social as vezes e coloque um bermuda, não deixe de aproveitar esses momentos únicos e mantenha-se motivado.

4) Mas e se nada disso der certo?

Relaxa meu amigo, nem sempre as coisas saem de acordo com o planejado, mesmo nos esforçando e seguindo novas metas a risca. Se isso acontecer com você. Não precisa entrar em pânico. Apenas sente com calma, reavalie onde o processo travou e reestipule algumas metas e vida que segue. Pode ser que você atinja suas metas de primeira, talvez você tenha que seguir outra estrada para chegar a seu objetivo final, com o tempo você vai tirar isso de letra. E vai chegar sim aos seus objetivos. Então persista, campeão!

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *