Os sistemas adotados pelas empresas atacadistas e distribuidoras para melhorar o desempenho da equipe de vendas.
Dinamismo é a palavra que resume o papel dos sistemas disponíveis para a força de vendas de uma empresa atacadista distribuidora. Essa tecnologia é fundamental para qualificar o trabalho do colaborador que precisa resgatar informações, tirar pedidos, atualizar dados e verificar status de entrega de mercadoria sem necessidade de se deslocar para o escritório depois de uma visita ao cliente.
Usada por praticamente por todos os agentes de abastecimento, a automação ganha cada vez mais importância no portfólio de empresas prestadoras de tecnologia no que se refere ao desenvolvimento de novas soluções, recebendo atualizações instantâneas. Para disseminar esse conhecimento, essas empresas têm batido na tecla de que é preciso ir além da básico na utilização do sistema desenvolvido para vendas comerciais.
Atualmente, as opções direcionadas a esses profissionais contêm uma gama de ferramentas que ajudam o profissional em vários processo da negociação e que não são, na maioria dos casos, utilizadas na sua totalidade. Tão importante quanto a utilização do tão conhecido de Sistema de Gestão Empresarial, as soluções destinadas ao processo comercial carecem de mais sinergia entre os envolvidos, ou seja, os softwares de força de vendas precisam acompanhar as constantes evoluções das políticas comerciais e propiciar uma ampla integração com o sistema de ERP do agente de distribuição. O grande desafio é a utilização dos novos recursos disponíveis nos dispositivos móveis.
Entre as novidades encontradas no mercado, a possibilidade de trabalhar em nuvem é a mais atraente para o segmento das distribuidoras. No caso da Gamatec, contamos com o Quantum Catálogo, que é uma nova forma de disponibilizar a visualização dos produtos comerciais, que em vez de estarem impressos em catálogos tradicionais, passam a ser digitais. Com esse acesso remoto e mais facilitado por meio de dispositivos móveis e armazenados na nuvem, a automação traz melhorias e mais confiabilidade para as vendas em campo.
Neste tipo de solução, antes mesmo de iniciar o pedido, o vendedor pode apresentar aos clientes, por meio de tablets ou smartphones, todas as mercadorias disponíveis, com a segurança de ter em mãos um catálogo 100% atualizado em relação aos lançamentos, aos produtos que não constam mais em estoque e aos que já saíram de linha.
Com esse tipo de informação, além de livrar a empresa de altos investimentos com a impressão de catálogos, que logo ficam obsoletos e precisam ser refeitos, a ferramenta também gera um maior nível de satisfação para os clientes, que não se deparam com situações inesperadas nas suas compras, como um pedido executados que um produto inexistente.
Para que as vendas sejam mais lucrativas, esses sistemas de força de vendas também devem gerar informações direcionadas a rentabilidade, dados sobre o cliente e sobre outros setores ligados à venda, como logística, entrega e financeiro, entre outros,
A Gamatec conta com o Quantum Vendas que além de todos esses itens abordados também apresenta indicadores diretamente no tablet do vendedor, a automação na força de vendas ajuda na tomada de decisões gerenciais e no acompanhamento de vendas, graças à análise e a composição de metas, tempo médio de atendimentos e determina o mix ideal de vendas, de acordo com o perfil de cada cliente.
Uma solução deste porte é composta por algoritmos que cruzam diversos indicadores gerenciais, o que lhe permite mostrar para o vendedor uma série de opções, como mix de produtos, a quantidade em estoque e os resultados ideais para um venda eficaz.
Esse tipo de solução de força de vendas também consegue apresentar o nível de devolução de produtos, rentabilidade de cada pedido. Um dos principais pilares deste tipo de solução é a facilidade para digitação e emissão de pedidos diretamente pelo dispositivo móvel do vendedor. Além disso, outras funcionalidades que também merecem destaque são: cadastro completo de produtos, com informações detalhadas, data de validade e indicadores em tempo real para a equipe de vendas, possibilitando assim uma ação comercial e ajustes estratégicos no processo comercial da empresa.
A importância de um software para controlar a força de vendas de empresas atacadistas se torna cada dia mais primordial, pois ele vai ajudar na captação de novos clientes e também na melhoria do processo da carteira de clientes atuais, dentro deste contexto de melhoria de processo, podemos destacar outro tipo de solução que está se destacando no mercado, o software de geolocalização.
Atualmente a Gamatec conta com uma solução que utiliza esse tipo de tecnologia, o Quantum SIG com ele o gerente comercial ou responsável pelos representantes comerciais tem um controle efetivo das sua equipe de campo e de seus clientes. Com ele é possível visualizar o número de clientes por área geográfica que não compõem sua carteira de clientes, algo atualmente indispensável para quem quer aumentar sua participação no mercado. Além disso permite trazer informações sobre as rotas de seus representantes, sendo possível assim otimizar seu processo de prospecção, melhorando a logística do processo de visitação e reduzindo significantemente os custos.
Sendo assim, podemos observar que um bom sistema de gestão de força de vendas, aliado a um sistema de gestão de empresarial – ERP é algo primordial para qualquer empresa do ramo atacadista ou distribuidor que pretende se manter competitivo no mercado atual.