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Quais os pontos indispensáveis em um planejamento de vendas?

Se mesmo fazendo um planejamento adequado das vendas, ainda sim é difícil vender, imagina se você não fizer nada. Neste artigo vamos lhe ensinar através de dicas como fazer um planejamento desta etapa tão importante para seu negócio:

Quem toma a decisão no processo de vendas? Quem compra? Quem investe? Isso mesmo é o seu cliente. Então para se ter sucesso nas vendas não é somente necessário ter excelentes vendedores. é preciso difundir o conhecimento de seu produto ou serviço em toda a empresa e oferecer ferramentas possíveis para gerenciar o seu relacionamento com seus clientes. A primeira batalha a ser enfrentada no setor comercial de qualquer empresa para se obter bons resultados é realizar um planejamento minucioso e correto do seu processo de vendas que leve o cliente e o atendimento ao topo das prioridades.

A base de qualquer tipo de planejamento é estabelecer metas e traçar o caminho para chegar até elas, isso geralmente usa previsões e comparações do desempenho da empresa com o do mercado. O bom gestor deve sempre estar por dentro do planejamento comercial e das atividades de sua equipe de vendas e avaliar sempre se as metas estão de acordo com o que foi previamente acertado e estipulado.

 

Análise seus erros e acertos e defina uma meta

Olhe para seu próprio umbigo, isso mesmo, analise como foi o desempenho de sua equipe nos últimos dois anos, por exemplo. Quais os gargalos enfrentados, o que foi feito para solucioná-los, isso realmente funcionou, amenizou ou não deu os resultados esperados.

Caso você esteja iniciando no mercado a pergunta é a seguinte: O que fazer e no que se basear para conquistar seu objetivo? Como sua empresa é vista diante do concorrente e que vantagens sobre ele você pode oferecer? Que números precisa alcançar para continuar em pleno crescimento?

 

Invista em treinamento

Investir em treinamento constante de sua equipe de vendas não é dinheiro jogado fora, é algo extremamente importante. Profissionais que sempre estão em aperfeiçoamento além de todas as vantagens sobre o conhecimento atualizado do mercado que sempre encontra-se em mudança, se mantém mais motivados e focados em seus objetivos.

As metas traçadas devem ser realistas, não adianta sonhar que em poucos meses sua empresa vai estar vendendo milhões, vamos trabalhar passo a passo, de acordo com o tamanho, concorrência e força de seu produto e equipe. Mas sempre pensando em evolução constante, invista no seu setor de vendas, automatize processos e esteja sempre evoluindo. Compartilhe suas ambições com sua equipe, repasse o que você espera. Use metas desafiadoras, mas realistas e tangíveis.

 

Conheça e conquiste seus clientes

Conheça seus clientes atuais. Para começar, verifique: de cada 100 pessoas que estabeleceram contato com sua empresa nos últimos tempos, quantas realmente voltaram para comprar? E por que a maioria não voltou? Analise seu atendimento pré-venda. Invista em um processo de “encantamento de clientes”, ou seja, conquiste as pessoas para que elas se tornem clientes, busque novas técnicas de fidelização. Trabalhe com funil de vendas inteligente. Existem novas formas de marketing principalmente voltado para redes sociais e internet para conquistar seus clientes aos poucos. Uma dica é o Inbound Marketing. Informe-se.

 

O sucesso está na palma de sua mão

Fazer um planejamento de vendas não é garantia de sucesso comercial, mas certamente vai abrir seus olhos e te mostrar o caminho a seguir para conquistar esse sucesso. Como falamos no início deste artigo, se planejando já é difícil, imagina velejar no mercado sem rumo. Saiba identificar seus potenciais clientes, aprenda quando vender, busque fidelizar e conquistar seus atuais clientes e mantenha-se sempre atualizado.

A Gamatec atua a mais de 15 anos no ramo de apoio a empresas que necessitam ter um controle maior e mais eficiente de seu processo de vendas, contamos com soluções voltadas para melhor performance, agilidade, controle e resultados de sua força de vendas.

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Boas vendas.

 

 

Autor

Gamatec

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