Certamente você já ouviu falar em promotor de vendas? E você sabe o que faz um promotor de vendas? Tenho certeza que você já deve ter encontrado alguns por aí e nem se deu conta que era um promotor de vendas. Por exemplo, dentro do supermercado aquele profissional que fica uniformizado próximo a prateleira do produto que ele representa, fazendo a demonstração, oferecendo a degustação. Isso mesmo, eles são promotores de vendas, são responsáveis por divulgar da melhor maneira possível o produto/serviço que eles representam.
Neste post vamos especificar com mais detalhes sobre esse profissional, quem são, suas principais funções e ainda vamos repassar algumas dicas para ajudar você que é ou que pretende seguir essa carreira.
Afinal, quem é o promotor de vendas?
Uma empresa em específico, fez algumas análises de mercado e percebeu que a quantidade de vendas efetuadas em uma determinada região encontra-se abaixo do esperado e que essa região tem potencial para gerar mais retorno. Uma das principais maneiras de se estimular as vendas neste local é contratar um promotor de vendas, que vai ficar responsável pela apresentação e demonstração das qualidades e benefícios que seu produto ou serviço podem levar aos seus prospects.
Então podemos resumir que os dois objetivos de um promotor de vendas são:
- Tornar a sua marca/empresa ou produto mais conhecido no mercado;
- Aumentar a quantidade de vendas desse produto ou serviço.
O promotor de vendas terá a função de ir ao encontro dos seus possíveis consumidores e fazê-los se interessarem pelo produto que ele está promovendo. É uma função muito importante para grandes organizações, quanto para pequenas empresa que estão ingressando no mercado.
Mas essa não é a única função de um promotor de vendas. Ele também pode atuar na análise de alguns aspectos relacionados ao mercado e a concorrência, como valores, promoções e variedades.
Um bom promotor de vendas oferece inúmeras vantagens para uma empresa, já que ela assim vai poder ter um acompanhamento mais próximo de regiões com potencial de novos negócios e assim adaptar seu processo para melhor atender esse nicho em específico, potencializando as chances de melhores resultados.
E quais são as principais funções de um promotor de vendas
Analisar estoque, reposição e resultados
O promotor de vendas, caso ele trabalhe com produtos, deve fazer um acompanhamento sobre as atividades desenvolvidas e o retorno sobre elas. Por exemplo, no caso do supermercado, ele deve acompanhar o estoque do produto nas prateleiras, informar sobre a reposição e analisar os resultados do processo de abordagem e degustação promovido por ele naquele estabelecimento.
Dar suporte aos consumidores sobre dúvidas técnicas
Caso a empresa trabalhe com serviços e utilize da tecnologia, o cliente algumas vezes não vai saber como utilizar determinadas funções, seja de um aparelho ou de um software. Então, faz parte da função do promotor de vendas mostrar e instruir seu consumidor sobre o funcionamento.
Aumentar as vendas
O objetivo principal por trás de qualquer atividade de um promotor de vendas é potencializar as vendas do produto ou serviço que ele representa e posicionar a marca perante seus potenciais consumidores.
Mas como se tornar um bom promotor de vendas?
Tenha um planejamento
é importante saber quais os Pontos de Vendas (PDV) que você vai visitar naquele dia. Normalmente, os promotores de vendas visitam vários PDV por dia, então se o planejamento for bem feito, fica mais fácil de desenvolver suas ações e ter melhores resultados. Pois com o planejamento correto o promotor de vendas vai saber quais os melhores dias e períodos para visitar os mais diversos tipos de clientes.
Elabore uma lista de tarefas
Tenha um lista de tarefas das ações que devem ser tomadas em cada PDV que você por visitar, faça uma checklist. Assim, você pode acompanhar seu processo e ter certeza em que etapa do processo você se está e saber quando tudo está concluído.
Use a tecnologia com sua aliada
Atualmente existem alguns softwares mobile que te ajudam no controle de suas tarefas, no trato com seus clientes e agilizam seu processo de trabalho. Se sua empresa utilizar algum desses softwares a comunicação entre você e o restante da equipe de vendas vai ser muito mais ágil. Por exemplo, você pode enviar para seu gerente informações importantes sobre o PDV que você está, fazer os pedidos de reposição de estoque pelo diretamente pelo seu smartphone, entre inúmeras outras funcionalidades que certamente vão agilizar e muito seu processo de comunicação e controle.
Gostou desse artigo? Então curta nossa fanpage no Facebook e receba as últimas novidades do mercado e dicas semanais sobre vendas, resultados e empreendedorismo.