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Separamos 10 dicas para serem aplicadas no processo pós-venda para que você possa manter um relacionamento saudável, lucrativo e desenvolver novas oportunidades.

Uma das visões mais erradas de profissionais que lidam com a área de vendas é que o objetivo final é o fechamento de uma venda. Na verdade, isso é uma grande falha, é neste momento que começa o verdadeiro processo comercial. Se você parar para pensar vai perceber que é agora que começa um engajamento e é neste instante que você deve definir como manter esse cliente e efetuar novos negócios com ele. Afinal, você agora tem sua confiança, já é reconhecido, conseguiu colocar seu produto ou serviço dentro da organização, agora é hora de um trabalho para melhorar ainda mais seus resultados e fidelizar esse cliente.

Pensando nisso levantamos neste artigo 10 dicas para você aplicar no processo pós-venda e manter acesso esse vínculo, que certamente vai resultar em muitas novas oportunidades:

 

1. Demonstre sempre interesse sincero por seu cliente

A venda como um todo é consequência de um processo bem conduzido. Não é relevante manter contato somente até o processo e venda acontecer, é necessário manter sempre contato, não esquecer que agora seu cliente é seu parceiro comercial. Você deve se relacionar, colaborar, apresentar ideias para melhorar seus resultados. Sempre esteja disposto a ajudá-lo e assim você vai criar uma parceria longo e lucrativa pra ambos.

 

2. Aproveite a oportunidade para mostrar que seu produto foi a melhor escolha

Algumas vezes após a aquisição de um produto ou serviço, somos acometidos pela seguinte pergunta? “Será que fiz a escolha certa?”, “Realmente eu precisa dessa solução?”, etc. É neste momento que você deve estar presente e mostrar para ele que sua decisão foi a mais correta, mantenha sempre um suporte atencioso e prestativo. Com isso você vai ter a confiança de seu cliente.

 

3. Mantenha seus clientes bem informados

Não seja apenas um mero vendedor, desempenhe o papel de consultoria para com seu cliente. Os clientes adoram receber dicas e informações que façam usar melhor suas ferramentas ou produtos, a informação á um bem muito valioso. Então, mantenha seu cliente informado sobre o que acontece no mercado, na concorrência e nas últimas atualizações sobre seus produtos e serviços.

 

4. Uma venda nunca termina!

Aproveite a proximidade que você adquiriu com seu cliente e não deixe escapar às oportunidades de novos negócios, de oferecer novas soluções que vão implementar seu processo. Demonstre ao seu cliente que sua intenção é ajudá-lo a melhorar seu processo.

 

5. Mantenha um histórico e acompanhe as atividades de seu cliente.

Saiba tudo que puder e possa interessar para seus negócios sobre seus clientes. Mas nada de misturar a parte pessoal com a profissional, tenha sempre conhecimento sobre feiras, eventos e novas aquisições que ele efetuou nos últimos tempos. Isso se torna útil, se usado de maneira inteligente você pode prever futuras necessidades e estar sempre a frente da concorrência.

 

6. Premie os clientes mais assíduos e antigos

Lealdade é um aspecto bilateral. Se o cliente escolhe sua empresa para realizar suas compras, ele espera que você lembre dele em datas importantes e mostre o quanto importante para a sua empresa foi fazer negócios com ele. Esse processo de reconhecimento é sempre levado em conta.

 

7. Escute muito, inclusive as críticas

Existem todos os tipos de clientes, alguns são mais fáceis de lidar, outros são um tanto quanto mais complicados. Mas mesmo assim são melhores que os que são inexistentes. Então, é sempre importante ouvir seu cliente, dar a devida atenção e tentar solucionar seus problemas o quanto antes. Algumas vezes apenas o cliente quer ser ouvido e compreendido, mantenha sempre esse canal de comunicação aberto e você vai certamente conquistá-lo.

 

8. Seu cliente não quer saber dos problemas da sua empresa

Ser sincero e transparente é algo muito importante em uma negociação, mas não exagere, seus clientes não precisam saber de problemas internos de sua empresa. Na maioria das vezes isso soa como uma forma de colocar a culpa nos outros, não assumir seus erros e ser inseguro, além de ser uma tremenda falta de profissionalismo.

 

9. Seja sempre ético

Ao atender clientes do mesmo segmento, jamais troque informações com eles. Não se transforme em espião da concorrência. Tenha princípios.

 

10. Invista na rede de contatos de seu cliente.

Muitos negócios ocorrem por indicações de clientes atuais, então mantenha seus cliente sempre satisfeitos, seja sempre ativo neste processo. Não tenha medo de solicitar indicações. Desta forma, você ampliará sua rede de contatos e conseguirá efetuar novos negócios.

Vamos lá! Boas vendas.

 

 

Autor

Gamatec

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