Imagine o início de um relacionamento entre duas pessoas. Nesta fase cada uma tenta demonstrar a outra todas as suas qualidades, dedica tempo para conhecer o outro, troca experiências e expectativas. Até que enfim se entendem e iniciam um relacionamento sério. Em muitos casos após esta fase de conquista ter sido bem sucedida uma das partes simplesmente some ou se torna mais distante. Em um certo tempo a relação se desgasta e chega ao fim.
Este foi um relato de uma relação amorosa entre duas pessoas, mas você concorda que poderia muito bem ser aplicada a relação entre cliente e vendedor?
Muitas empresas investem e se dedicam muito na fase de prospecção e aquisição de novos clientes. Treinam e capacitam seus vendedores para convencer os novos clientes de que são proativos, solícitos e confiáveis. Porém, esquecem ou passam a tratar com menor dedicação depois que o negócio foi fechado.
Poucas empresas trabalham com indicadores de retenção ou retorno de clientes, a maior parte está mais interessada em medir a quantidade de vendas realizadas, não dando a devida importância a taxa de cancelamentos de contrato.
Para um negócio continuar evoluindo, é muito importante se conectar cada vez mais com seus clientes. Isso significa estar próximo e escutar verdadeiramente não só o que ele acha sobre a empresa, seus produtos e serviços, mas também o que pode ser feito para que ele, além de continuar comprando, fale bem da sua marca para mais
pessoas.
Os clientes são os melhores consultores que seu negócio pode ter, criar um canal de atendimento e contato com ele é essencial para que sua relação se mantenha firme e seus produtos e serviços evoluam.
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