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Por que utilizar gráficos e relatórios na área de vendas?

Apresentar os resultados das suas ações para departamentos gerenciais é algo absolutamente normal nas grandes empresas. Repassar informações sobre o andamento do seu trabalho e de sua equipe para os demais setores também é algo muito comum.

Afinal, esse reporte feito principalmente aos seus superiores da área de vendas, se faz necessário para que um acompanhamento possa ser feito e seu trabalho seja analisado e justificado dentro da organização. Em outras palavras, é necessário saber se você está atingindo as metas estabelecidas e qual seu crescimento dentro da empresa.

Por esse motivo os relatórios se tornam parte importante do processo. Sem eles você não consegue analisar com precisão o seu desempenho e de sua equipe de vendas.

Com os relatórios gerenciais de cada vendedor é possível analisar vários fatores importantes que devem ser levados em conta para melhoria e correções de possíveis falhas no processo, como por exemplo, vendas por período, por vendedor, por área de atuação. Com esses números em mãos fica muito mais fácil criar um plano de ação, caso algum fator precise ser corrigido no processo de vendas.

 

Mantenha sua equipe por dentro dos números

É de extrema importância que sua equipe de vendedores tenham acesso as suas informações de desempenho, qual sua meta, quanto ele já atingiu, quais seus clientes com maior potencial e valor agregado, quais produtos tem mais saída e quais tem melhor retorno. Enfim, as informações gerenciais (relatórios e gráficos) devem ser compartilhadas e de conhecimento de sua equipe, assim fica muito mais prático a visualização de suas metas e objetivos.

 

Apresente seus resultados de forma simples e objetiva

Como falamos anteriormente, em algum momento do ciclo de vendas você precisará apresentar seus resultados para seus superiores ou para outros setores. Neste momento os relatórios são muito importantes, mas neste caso é preferível utilizar uma forma mais visual e organizada de mostrar o andamento do processo, por isso é recomendado o uso de gráficos. Pois geralmente quando se apresenta resultados para acionistas ou administradores da empresa, eles não querem procurar informações em páginas e páginas de relatórios, querem ver de forma simples e objetiva se a empresa está dando o resultados esperado diante de seus investimentos.

 

Use para determinar seu novo plano de metas

Relatórios e gráficos são essenciais para aqueles períodos de planejamento e definição de metas futuras. É neste momento que toda aquela papelada e números vai começar a tomar forma, responder seus questionamentos e mostrar as falhas que podem ser corrigidas e os acertos no período levantado. Com essas informações em mãos é possível fazer um planejamento baseado em períodos históricos e ter mais veracidade na metas para o próximo período.

 

Conclusão

Essas são algumas das inúmeras razões das vantagens de se utilizar gráficos e relatórios, aprenda a gerar valor transformando números em ações. Isso é parte crucial para que seja possível traçar metas realistas e potencializar seus retornos no mercado.

Se você ainda não tem um software que mostre e faça a geração desses resultados está mais que na hora de rever seus conceitos e analisar esse investimento, pois o custo-benefício de ter o controle total é muito vantajoso a média e longo prazo.