Gestão de Equipes

Padronizar ou personalizar o atendimento aos meus clientes

Elaborar boas estratégias para melhorar o atendimento é uma das grandes sacadas para empresas que necessitam dar aquele upgrade nas suas vendas, muitos gerentes de vendas quebram a cabeça para conseguir elaborar algo diferenciado, sendo que esse processo pode ser implementado de uma forma simples.

Indiferente do tipo de cliente, um desejo comum de todos eles é: Se sentir especial no momento do atendimento. Ninguém gosta de sentir apenas mais um no meio da multidão, sabendo disso é hora de investir em “atendimento personalizado”.

 

Atendimento personalizado na visão do cliente

Atualmente os clientes estão cada vez mais bem informados e isso é muito bom, pois isso força as empresas que querem se manter no mercado a sair da zona de conforto, é fácil encontrar inúmeras empresas que oferecem o mesmo serviço que você rapidamente, por esse motivo é importante ter o “algo a mais”. Os clientes buscam que suas necessidades, seus desejos e valores sejam traduzidos nos produtos ou serviços que as empresas oferecem.

 

Devo abandonar o atendimento padronizado?

Se devo personalizar meu atendimento, isso quer dizer o atendimento padronizado é algo ruim para meu negócio. A resposta é definitivamente NÃO! É fundamental ter um padrão de atendimento elevado e principalmente alinhado, todos seus vendedores devem saber como tratar os clientes, como lidar com objeções e quais os passos para venda recomendados pela sua empresa. Pois, se cada pessoa agir de maneira diferente, isso certamente vai causar inúmeros problemas para seu negócio, problemas de desencontro de informações e seu cliente vai perceber essa falta de organização e padronização.

Parece confuso, não é mesmo, padronizar e personalizar parecem palavras opostas, neste caso são coisas diferentes, que pode ser explicado desta maneira:

Quando tratamos de questões internas da empresa, como estratégias de vendas, níveis de desconto, formas de pagamento e objetivos da empresa — todos devem manter os mesmos padrões. A padronização deve ser aplicada no momento do atendimento ao cliente, ou seja, cada um tem uma necessidade diferente, um perfil diferente. E neste momento o vendedor deve saber se colocar no lugar no cliente e ter a percepção de como ele deseja ser atendido, como flexibilizar seu atendimento para que fique o mais próximo do que o cliente busca e não cruze as linhas impostas pelos padrões da empresa.

Como oferecer esse atendimento especial?

Conheça seu público

Isso é algo extremamente importante, não tem como personalizar um atendimento sem ter o mínimo de conhecimento sobre seu público, é necessário saber quais as características, comportamentos e necessidades que eles tem em comum, somente assim será possível planejar um atendimento mais pessoal e voltado suprir essas especificas necessidades destes clientes.

 

Mantenha um histórico de seus clientes

Armazenar as informações de seus clientes de uma maneira organizada e acessível é algo primordial para fazer um atendimento personalizado. Contar com dados como histórico de compra, de pagamentos, informações sobre o perfil também são super relevantes (profissão, família, atividades de lazer, idade, preferências etc), quanto mais informações você tiver sobre seus clientes, mais fácil fica de se traçar um perfil ideal de atendimento e pessoal para cada cliente em específico.

Além de coletar informações sobre seus clientes, você deve armazenar essas informações de maneira organizada e acessível. Dados como: histórico de compra, histórico de pagamento, além de outras informações sobre o perfil dos clientes (profissão, família, idade, atividades de lazer, etc), podem ser a chave para que você consiga oferecer as eles o que eles busca, direcionando o atendimento à realidade de cada cliente.

 

Ofereça exclusividades aos clientes mais especiais

Uma maneira muito difundida que fazer seu cliente se sentir especial é oferecer algo exclusivo. O conceito de personalização está totalmente relacionado ao de “exclusividade”. Então, coloque isso em prática e ofereça condições únicas para clientes fiéis, com bom histórico de compras e pagamentos em dia.

 

Busque conhecer seus clientes, suas necessidades e preferências! Essa é a chave para um relacionamento forte e duradouro.