Uma grande parte de sua equipe de vendas está em campo, na rua todos os dias, lidando diretamente com seu cliente e sabem exatamente quais as preferências de cada um deles, o que deseja e o que não tem interesse em comprar. Por esse motivo você deve pensar em ajudá-lo a manter o foco no que ele sabe fazer de melhor, ou seja, VENDER.

Neste artigo separamos 3 dicas fundamentais para que você possa facilitar a vida de sua equipe, certamente seus vendedores vão te agradecer:

 

1) Elimine os processos operacionais

Como já descrevi aqui a grande maioria de seus vendedores passa o dia todo fora da empresa, fazendo sua rota de vendas, prospectando novos clientes e fazendo todo esse processo de vendas. Ao chegar no escritório no fim do expediente ninguém gosta de ficar preenchendo planilhas, atualizando informações no sistema, enviando e-mails com os resultados.
No final de um dia cheio de propostas e negociações seu vendedor deve estar exausto. Imagina só se ele não precisasse fazer hora extra fazendo esses processos listados? Seria um ganho motivacional para seu vendedor, ele poderia manter o foco somente em vender e também evitaria o retrabalho de ficar repassando informações que já podiam estar no sistema desde o momento da visita ao cliente.

A dica é simples, a utilização de um sistema que faça todo esse processo em tempo real durante o processo de venda com o cliente, pedidos automáticos, cadastros de novos clientes, visualização de catálogos entre outras funções. Papelada é coisa do século passado, automatize e veja os resultados dessa pequena dica no final do mês em seus resultados financeiros.

 

2) Ofereça as ferramentas corretas para seu vendedor

Não adianta chegar no final do mês e cobrar os resultados e as metas dos vendedores. Se você não fornece condições deles desempenharem sua função de maneira mais eficiente possível. Então a dica é ajudar a melhorar sua performance disponibilizando as ferramentas corretas para que ele possa focar nas vendas.

Por exemplo, facilite os processos burocráticos, elimine as papeladas e mais papeladas de catálogos. Adquira um software de preferência que ele possa usar em seu tablet ou smartphone, onde ele possa fazer o controle de maneira fácil e intuitiva, emitir pedidos.

E lembre-se que você não está somente facilitando a vida de seu vendedor, mas também está facilitando a sua vida de gestor, pois, com os pedidos sendo feitos mais rapidamente, você terá acesso a essas informações e poderá analisar quando quiser como está a performance de sua equipe e se necessário traçar novas metas e buscar melhorias.

 

3) Preocupe-se (realmente) com o seu vendedor

É tudo uma questão humana de relacionamento, mostre empatia, se interesse pelo crescimento profissional de seu vendedor, mostre para ele os melhores caminhos para crescer na carreira, o mundo corporativo não vive somente de cobranças e metas, também há espaço e muito para parceria e ajuda mútua, tanto para o bem pessoal, quanto para o bem da empresa.

Lembre-se: ajudar o seu vendedor a ser bem-sucedido é ajudar a sua própria empresa a alcançar o sucesso.

Convidamos você a conhecer nossas soluções que vão ajudá-lo neste processo de potencialização de sua equipe.