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Saber negociar é uma arte indispensável para qualquer profissional. Separamos alguns fundamentos que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso:

 

Pense estrategicamente

Identifique as ações estratégicas da empresa assim como aquelas cujo custo possa influenciar na produtividade, lucratividade e imagem institucional.

 

Prepare-se

Planeje as ações, execute e controle os resultados.

 

Estude e análise

Faça uma pré-negociação interna, buscando informações, experiência e sugestões para se fortalecer antes da ação em si.

 

Conheça o ambiente externo

Antes de negociar, faça uma ampla sondagem no ambiente externo, verificando as tendências socioeconômicas, culturais, ecológicas e políticas que poderão influenciar a transação no curto, médio e longo prazos. Revise este processo sempre achar necessário.

 

Estabeleça um macro objetivo

Esta ação servirá de parâmetro para o estabelecimento de objetivos secundários. É importante que sejam objetivos realistas, efetivamente alcançáveis e flexíveis, possibilitando seu ajustamento durante a realização da negociação.

 

Aja e exija ética

Manter a ética é fundamental. Ela aumenta a produtividade, reduz os conflitos e reforça a integridade da empresa.

 

Ouça e se faça ouvir

Preste atenção nas mensagens do cliente, interprete e identifique através delas o que será necessário para chegar a um bom acordo. Mas também faça o cliente ser um bom ouvinte, pois isto levará à cooperação e ao fechamento de um acordo com real valor.
Esperamos que seguindo essas dicas quentes vocês consigam aumentar a lucratividade de suas vendas e conquistar a confiança de seu cliente.

Caso queira uma forcinha para organizar sua força de vendas e ter um controle efetivo, a Gamatec pode te ajudar. Não deixe de conhecer os nossos softwares de apoio. Pense no seu cliente e em melhores formas de vender e deixe que nós pensamos no controle estratégico e gerencial do seu processo.

 

 

 

Autor

Gamatec

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