Saber negociar é uma arte indispensável para qualquer profissional. Separamos alguns fundamentos que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso:
Pense estrategicamente
Identifique as ações estratégicas da empresa assim como aquelas cujo custo possa influenciar na produtividade, lucratividade e imagem institucional.
Prepare-se
Planeje as ações, execute e controle os resultados.
Estude e análise
Faça uma pré-negociação interna, buscando informações, experiência e sugestões para se fortalecer antes da ação em si.
Conheça o ambiente externo
Antes de negociar, faça uma ampla sondagem no ambiente externo, verificando as tendências socioeconômicas, culturais, ecológicas e políticas que poderão influenciar a transação no curto, médio e longo prazos. Revise este processo sempre achar necessário.
Estabeleça um macro objetivo
Esta ação servirá de parâmetro para o estabelecimento de objetivos secundários. É importante que sejam objetivos realistas, efetivamente alcançáveis e flexíveis, possibilitando seu ajustamento durante a realização da negociação.
Aja e exija ética
Manter a ética é fundamental. Ela aumenta a produtividade, reduz os conflitos e reforça a integridade da empresa.
Ouça e se faça ouvir
Preste atenção nas mensagens do cliente, interprete e identifique através delas o que será necessário para chegar a um bom acordo. Mas também faça o cliente ser um bom ouvinte, pois isto levará à cooperação e ao fechamento de um acordo com real valor.
Esperamos que seguindo essas dicas quentes vocês consigam aumentar a lucratividade de suas vendas e conquistar a confiança de seu cliente.
Caso queira uma forcinha para organizar sua força de vendas e ter um controle efetivo, a Gamatec pode te ajudar. Não deixe de conhecer os nossos softwares de apoio. Pense no seu cliente e em melhores formas de vender e deixe que nós pensamos no controle estratégico e gerencial do seu processo.