fbpx

Ter foco total e tornar-se um aprendiz a vida toda são traços valiosos de liderança que você pode adotar hoje mesmo.

Analisar comportamentos de pessoas de sucesso é um ótima forma de aprender técnicas funcionais e que se vão lhe ajudar a evitar frustrações nas sua caminhada empreendedora e potencializar sua curva de aprendizado.

Quando temos a informação que mais de 90% das startups falham em seus primeiros cinco anos ou não conseguem atingir seus objetivos traçados, você percebe que é cada vez mais importante absorver esses conhecimentos já adquiridos por essas pessoas no decorrer do ato de empreender, para que você consiga entrar diretamente no seleto grupo dos que conseguem se encaixar no mercado sem quebrar “muito” a cara.

O filósofo Jim Rohn escreveu citou certa vez a seguinte frase: “O sucesso deixa pistas”, já o escritor escritor Napolean Hill, autor do livro Think and Grow Rich (Traduzido no Brasil para — Pense e Enriqueça), entrevistou durante 25 anos diversos líderes bem sucedidos, a fim de determinar traços comuns que eles compartilhavam e pode comprovar a frase de Jim Rohn, realmente o sucesso deixa pistas que podem e acredito que devem ser levadas em consideração.

E neste post vamos relatar os 3 principais pistas e traços intemporais, ou seja, que mantiveram indiferente da época que eles atuaram ou estiveram na ativa:

 

1. Eles se livram de distrações

Uma coisa não muito rara de se testemunhar atualmente é você se ver em questão de segundos completamente distraído pelos alertas vindos de seu celular, ou de redes sociais, e-mails ou sites de entretenimento, não é mesmo?

O primeiro traço verificado em profissionais de sucesso é chamado de se entregar “all-in” para qualquer atividade que você esteja desenvolvendo no momento. Mas que carga d´água é se entregar all-in para alguma coisa? É simples, estar all-in é estar totalmente focado no que está fazendo no momento.

Não é necessário largar totalmente do seu celular e de outras distrações, é simplesmente, focar e fugir da tentação de sair do foco principal e ir para a zona de conforto da distração a qualquer momento.

A ideia é simples, quando você está com uma pessoa, esteja totalmente focado na interação pessoal entre os dois, quando estiver ao telefone, tenha foco no que está fazendo, na conversa, estiver executando uma tarefa rotineira, se entregue ao máximo ao momento, procure não dividir sua atenção em outras tarefas. Isso vai fazer você produzir muito mais e com muito mais qualidade, o ser multitarefa é uma lenda urbana, não entre no piloto automático.

Os grandes realizadores, eles têm a extraordinária habilidade de estar all-in, em tudo que estão fazendo.

 

2. Eles se dedicam à aprendizagem ao longo da vida.

O grande Zig Ziglar disse: “Você até pode terminar a escola e até mesmo torná-la uma tarefa fácil — mas você nunca termina sua educação e isso raramente é fácil.”

O segundo grande ponto comum nos líderes de sucesso é ter um plano de aprendizagem constante e que se estende ao longo de toda a sua vida. O próprio Zig Zaglar, aos 84 anos ainda tinha como rotina a leitura diária.

Tanto os líderes atuais, quanto os líderes do passado acreditavam claramente na importância da auto educação. Embora, muitos não tenham feito um curso superior, por exemplo. Mas adotaram um rotina autodidata, ou seja, buscavam o conhecimento por conta própria em livros e em outras opções.

Não é necessário ser um leitor voraz para se encaixar nessa rotina de aprendizado pela vida toda. O maiores líderes são a vida inteira alunos. Uma coisa temos que admitir, atualmente contamos com muito mais opções e fontes de conhecimento do que no passado. Quer aprender, ouça podcasts, assista as palestras do TED ou ouça livros em áudio. A falta de opções não é mais desculpa.

 

3. Dizem NÃO com mais frequência

A maioria dos grandes empreendedores são pessoas otimistas e apaixonadas pelo que fazem. Não nada incomum encontrar pessoas com esse perfil que estão com sua empresa por um fio e prometendo que amanhã será o dia que vai comprar a Microsoft. A principal diferença é que os líderes bem sucedidos dizem “NÃO” com mais frequência.

Essas pessoas encontram uma maneira de dizer não para quase tudo o que não move a agulha na direção certa, ou seja, coisas irrelevantes que vão contra sua estratégia e o façam desviar de seu foco. Dessa forma, eles podem dizer sim para as coisas realmente importantes na sua trajetória.

É necessário aprender com esses traços de liderança que se perpetuam no decorrer do tempo. Se trabalharmos o suficiente e absorvermos os conhecimentos de quem já percorreu esse caminho e obteve o sucesso, talvez amanhã será o nosso dia da nossa empresa fazer uma proposta de compra pela Microsoft. Mesmo que isso não aconteça, talvez seja o dia em que possamos dar aquele passo a mais para conseguir a atingir nossos principais objetivos e começar a colher os frutos.

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *