Logística

O varejista que não apostar na tecnologia fechará as portas em 10 anos

A longa pandemia que estamos vivendo ensina: quem não digitalizar suas operações, não resistirá aos próximos 10 anos. Com o varejo físico debilitado, as empresas que apostaram (corretamente) no digital são as que vão sobreviver.

A necessidade de o varejo atender o mundo digital já vinha crescendo devido ao aumento de pessoas conectadas e à digitalização da população. Com a pandemia esse processo foi totalmente acelerado. As pessoas se viram obrigadas a utilizar o meio digital para realizar atividades do seu cotidiano, como mercado e farmácia.

Como o setor do varejo é um dos mais complexos que existem, não se trata apenas de vender. Existe todo um ecossistema para que a venda aconteça: além da parte tributária, existe a logística, o estoque, os fornecedores, os colaboradores e os clientes. Se uma dessas pontas estiver “solta”, todo o sistema fica prejudicado.

A tecnologia pode e deve ser usada para apoiar todo o ecossistema do varejo: desde a estruturação e navegabilidade do site, pensando na experiência do usuário; no controle do estoque, na diminuição das burocracias e na facilidade da jornada de compra; na integração de todos os processos, na logística das entregas e nos canais de comunicação, como chatbots.

Por isso as grandes marcas têm investido em empresas de TI, que possam oferecer essas soluções a curto prazo, otimizando e facilitando seus processos e aumentando suas vendas.

Para as empresas de varejo, quanto mais canais de venda melhor, é importante estar presente em todos os canais – do físico até o mobile. Desde 2018, o celular se tornou o principal meio de acesso à internet no Brasil, segundo dados do IBGE.

Por fim os aplicativos devem adaptar-se a cada plataforma e carregar as mesmas funcionalidades do site e as mesmas facilidades do atendimento na loja física. A combinação dessas características garante a sobrevivência da marca, que se faz presente no dia a dia de seus clientes, aumentando consideravelmente as suas chances de conversão em vendas.

Fonte: Exame.com

Se você está precisando de uma ou mais ferramentas para encantar seus clientes, organizar e aumentar seus lucros, consulte nossas soluções em vendas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *