fbpx
Sem categoria

O que é um CRM e qual a importância para sua empresa?

Na grande maioria dos casos quando falamos de implementar softwares ao habitat corporativo de uma empresa, lembramos primeiramente dos sistemas de gestão empresarial, também conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning). Não é mesmo?

Mas, o que muitos empresários não levam em consideração é que de nada adianta ter um controle efetivo interno dos seus produtos e serviços, se não houver os clientes para fazer a economia do negócio girar, então existem outras alternativas que aliadas ao sistema de gestão pode trazer inúmeras vantagens para o processo de prospecção e mantenimento de sua carteira de clientes.

 

O que é um software de CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português.

Em suma, é uma estratégia de negócio com foco no cliente. Ou seja, é voltado para atender as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos e serviços. Essa estratégia engloba várias áreas (marketing, vendas e atendimento).

Adotar um software CRM (Customer Relationship Management) passa a ser, então, a melhor opção para gerir a sua empresa. Os benefícios são inúmeros! Para que você entenda melhor, selecionamos alguns deles para você. Confira:

 

Conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter os atuais

Você sabia que conseguir um novo cliente custa em média 5 vezes mais do que manter um cliente atual?

Somente esse item já é capaz de fazer você repensar em investir na sua atual carteira de clientes, conquistar um novo cliente tem um custo muito mais elevado de marketing e processos de vendas, ações planejadas, deslocamentos e custos operacionais e de infraestrutura.

Então, a melhor opção é fazer seu negócio crescer investimento menos, então implemente e melhore o seu relacionamento com seus atuais clientes, não esqueça que clientes satisfeitos fazem novos negócios e ainda lhe rendem novas indicações de negócios futuros, através de um Networking positivo dos seus produtos, serviços e atendimento.

Com isso, você aumenta a rentabilidade de sua empresa sem necessidade de ampliar os investimentos, o que significa lucro para o seu negócio!

 

Otimize suas ações de marketing

Um bom software de CRM possibilita que sua empresa armazene dados sobre o perfil dos seus clientes e seus hábitos de consumo. Assim, fica muito mais fácil entender como ele se comporta no processo de tomada de decisão antes da compra, além de ter o conhecimento sobre suas principais preferências e isso ajuda na segmentação das suas ações de marketing, tornando elas muito mais centralizadas e assertivas.

 

Apresente novas oportunidades para seus clientes

Ao entender o comportamento e preferências dos seus clientes, fica muito mais fácil saber o que ele busca e o que ele posteriormente pode estar interessado.

Esse mapeamento de preferências ajuda a aprimorar seus produtos e serviços, a dar um upgrade e criar novas soluções para se adequar a um mercado que certamente é quente, pois você sabe que tem demanda e isso significa novas oportunidades no mercado.

Com o uso de um bom software é possível armazenar o histórico de compras de clientes, isso auxilia os vendedores a terem uma relação mais próxima, indicando novas ofertas que condizem com esta necessidade — e com o que eles já têm hábito de comprar. Isto, por sua vez, aumenta a possibilidade de conversão e, assim, um menor esforço do comercial é exigido na tratativa.

 

Monitore a produtividade da sua equipe de vendas

O maior controle da produtividade de sua equipe de vendas é outra vantagem do uso de um software de CRM, com o uso de indicadores de ações é possível acompanhar o patamar das negociações, estipular e controlar metas e desempenho de cada membro da sua equipe.

Sua empresa já possui um software que agiliza o processo de tratamento de seus clientes e equipe de vendas de uma forma profissional? Caso ainda, não tenha pensado nisso, esperamos que este post tenha lhe ajudado a ver a importância e vantagens que o uso da tecnologia voltada para fidelização de seus clientes pode trazer para seus negócios.

Um software de CRM deve ser tratado como um investimento da empresa para acelerar seus planos de crescimento, aumento do faturamento, diminuição de custos e melhoria nos indicadores de atendimento a clientes.

#Boas Vendas

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *