odos nos estamos em constante processo de aprendizagem e adaptação no meio em que vivemos. E isso não é diferente quando tratamos isso na esfera empresarial. Aprimorar seus pontos fortes e corrigir suas falhas são as principais etapas desse processo de melhoria, e a maneira mais eficiente de conseguir melhorar esses pontos é saber o que está sendo feito certo e o que está errado, através do processo de feedback.
Feedback pode ser resumido em avaliar o desempenho de alguma atividade feita, buscando repassar para o responsável pela atividade quais os pontos que deram certos e os que podem ser melhorados.
Sendo assim o feedback se torna algo indispensável para o bom funcionamento e melhoria contínua dos processos da empresa, bem como para seu crescimento saudável, com base em conquistas conjuntas, tanto dos líderes como dos funcionários.
Um dos principais problemas do processo de feedback é a impenetrabilidade do gestor. Um bom gestor deve estar apto a repassar o feedback as seus colaboradores quando necessário, mas também deve estar aberto a ouvir “críticas” vindas dos seus funcionários, pois feedback não é uma via de mão única, muito pelo contrário, é um processo de aprendizado que todos tem o dever de opinar e devem estar na mesma maneira prontos para ouvir.
Aprenda a dar o Feedback
Pensando nisso, vamos elencar algumas atitudes para que você possa melhorar a gestão da sua equipe, utilizando o processo de feedback da melhor maneira possível:
Seja discreto e direto
Ninguém gosta de ter seus erros expostos. Então caso for repassar uma crítica para seu colaborador faça isso somente com ele, nada de querer ser moralista e trazer isso a tona a frente de todos, isso só vai desgastar a relação entre vocês e possivelmente não vai trazer a melhoria esperada.
Seja profissional
Dentro da empresa o tratamento entre os colaboradores deve ser estritamente profissional, trata apenas de ajustes comportamentais e de desempenho. E isso também vale para quem está recebendo a crítica, não levar para o lado pessoal e expor sua opinião de maneira totalmente profissional.
Seja simpático
Ninguém gosta de ouvir alguém esbravejando na sua frente, mantenha um tom de voz ameno. A conversa deve ser produtiva e não ofensiva. O feedback só funciona realmente se ambas as partes concordarem em melhorar o que foi feito de errado, e isso certamente não se faz intimidando seu colaborador. Traga o colaborador para o seu lado, mostre o que foi feito de errado, a gravidade da situação e principalmente aponte caminhos que vão ajudar a ter uma mudança significativa.
Estabeleça igualdade.
Um bom gestor se coloca na mesma linha do seu colaborador no momento de repassar uma crítica, é algo que vem a complementar a ideia de simpatia, colocada anteriormente. Nada de querer mostrar superioridade nesses momentos, ande ao lado da pessoa que você está conversando, mostre que os objetivos de ambos são os mesmos, melhorar os resultados. Dê exemplos particulares, entre na conversa. Mostre o caminho das pedras.
Mostre o caminho
No encerramento da conversa, elenque o que foi tratado e quais os pontos que devem ser melhorados. Estabeleça datas para analisar os resultados e abra uma linha direta de comunicação do colaborador diretamente com você, assim quando ele tiver alguma dificuldade nesse processo, vai lhe repassar e criar um processo de ajuda mutua em prol de um objetivo em comum.
Se o gestor ficar atento a estas atitudes durante o processo de feedback, certamente o colaborador se sentirá muito mais confortável e sentirá que ambos tem o mesmo objetivo em comum.
E a empresa contará um profissional mais engajado em suas tarefas, sabendo de sua importância dentro do processo corporativo.
Como receber feedback
Ninguém gosta de receber críticas, isso é uma grande verdade. Mas temos que aprender a pensar de maneira diferente, é claro que não vamos começar a amar receber críticas, mas aprender a ouvir, ouvir mesmo, não fingir que está ouvindo, como muito é feito. Se a crítica for realmente construtiva, ser menos resistente as mudanças e aprender com os outros.
Ao invés de perdermos tempo arrumando desculpas, justificativas e explicações, a ideia é focar em pegar o que realmente você sabe que está pecando, analisar e buscar formas de melhorar esses processos.
O feedback é sempre uma percepção externa de uma pessoa envolvida no processo em relação ao seu trabalho, atitude ou desempenho. Fique aberto a receber esse tipo de comentários, permita a aproximação e use esses insights para crescer. A ideia é ser sempre melhor do que você foi ontem.