É de conhecimento de todos os empresários e empreendedores que uma equipe motivada e que veste a camisa pode ser o diferencial competitivo de uma empresa. O que muitos desconhecem ou deixam passar despercebido é o quanto um funcionário desmotivado pode ferir o resultado de toda uma organização.
Um funcionário desmotivado não empenha todo seu esforço e dedicação para a realização de seu trabalho. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos demonstrou que de 7 a cada 10 americanos não estão trabalhando com todo o seu potencial, por estar infeliz com o ambiente de trabalho.A resultante perda de produtividade pode custar às empresas americanas entre $450-500 bilhões por ano. E mais: de acordo com pesquisa do Instituto Dale Carnegie, 80% dos funcionários que não estão felizes com seus supervisores afirmam que estão desmotivados e, portanto, menos produtivos.
A desmotivação é altamente contagiosa, um funcionário descontente pode repassar suas angústias e receios para os demais, criando um ambiente de incertezas até mesmo para aqueles que acreditam e gostam do ambiente da empresa.
Assim como a empresa deve estar atenta aos seus clientes, também deve voltar seus olhos para seus colaboradores, afinal são eles os responsáveis pelas entregas e atendimento direto ao cliente. Um indivíduo que não está bem, não vai atender e tratar bem outro indivíduo, independente se ele for seu colega de trabalho ou seu cliente.
Para aumentar o engajamento e a motivação do seu funcionário, basta iniciar com pequenas atitudes. Um grande diferencial para qualquer trabalhador é ter seu talento reconhecido, ser elogiado pelo seu empenho e dedicação. Portanto sempre que possível reconheça sua equipe. independente do tamanho de sua empresa, se pequena ou grande. Segundo pesquisa realizada com trabalhadores, 69% afirmam que trabalhariam mais se fossem melhor reconhecidos.
Investir em uma cultura organizacional com foco no ser humano, seja ele seu cliente ou seu funcionário pode levar tempo e custar dinheiro para a empresa. Mas o retorno pode ser inestimável. Não só em termos de retenção de funcionários e de clientes mas em produtividade e lucro.