fbpx

Sua empresa com qualquer outra tem a necessidade de sempre estar focada em aumentar a comercialização de seus produtos ou serviços para que não fique estagnada e possa sempre assumir um papel de crescimento no mercado.

Por esse motivo é importante definir metas de vendas claras, pois somente assim sua equipe vai ter um norte para trabalhar, tendo como base um objetivo claro e assim com algo para focar poderá buscar melhorar seus resultados, sabendo onde quer chegar. As metas de vendas facilitam a liderança. Mas nunca esqueça, é importante ter metas bem definidas, afinal de nada adianta criar metas inatingíveis, pois isso só vai gerar instabilidade e desmotivação a sua equipe de vendas.

Não existe uma fórmula mágica para definir suas metas de vendas. Mas, existem boas práticas, que devem ser seguidas. Após fazer uma análise do mercado e da sua empresa, defina objetivos concretos e que possam ser atingidos para que possam ser melhorados no próximo mês. Suas metas vão dar um rumo para o sucesso de sua empresa.

Analise o seu mercado de atuação

Você precisa conhecer bem o mercado que sua empresa vai atuar ou está atuando, isso é o primeiro passo para estabelecer metas realmente eficazes. Busque saber qual o percentual de crescimento do seu segmento de mercado e qual a previsão de crescimento para os próximos períodos. Essas informações podem ser conseguidas em buscas na internet, jornais e também em associações de classe. Principalmente quando se trata de negócios mais locais. Como esses dados em mãos, você deve analisar qual o percentual do mercado que sua empresa detêm no momento e qual foi o crescimento nos últimos anos.

 

Verifique seu índice de vendas

Faça sempre os cálculos do ser percentual de aumento de vendas nos últimos meses e anos. Você deverá fazer uma análise histórica, caso sua empresa já tenha um bom tempo de mercado, ou para empresas que estão iniciando, deve se usar estimativas. Se você contar com um software de gestão empresarial na sua empresa atualizado, esses dados podem ser conseguidos em questão de poucos cliques, através de relatórios gerenciais.

 

Faça uma avaliação de seus investimentos

A concorrência no mercado está cada dia maior e os consumidores estão mais exigentes. Pensando nisso, você deve sempre estar pensando em maneiras de estimular seu negócio e potencializar sua capacidade de criação, para que esteja na vanguarda da sua área de atuação.

Expanda sua área de atuação com base nas necessidades dos clientes. Englobe o máximo de soluções para atender as necessidades de seu público, isso vai trazer maior credibilidade para seu negócio e comodidade para quem compra.

Avalie todos os investimentos realizados e os resultados obtidos. Se um investimento melhorou seus resultados, você deve apostar suas fichas e esforços nessa linha.

 

Mensure sua capacidade

Conheça a capacidade produtiva da sua equipe de vendas e da sua equipe de entregas, isso é muito importante e deve sempre ser levado em conta no processo de definição de suas metas. Analise se sua equipe consegue vender e entregar com qualidade e dentro dos prazos que estão sendo estipulados.

Mensure também quantas vendas estão fechadas em relação à quantidade de clientes em potencial. Por exemplo, você enviou seis orçamentos na última semana, saiba quais fecharam negócio e quais não obtiveram sucesso e também a razão desses insucessos.

Outro ponto importante, se sua empresa trabalhar com produtos, fique de olho no giro deste estoque e no prazo médio de estocagem. Esse tipo de informação pode apontar falhas no processo de planejamento, compras e vendas.

 

Defina sua meta de crescimento

Definir metas claras de crescimento é uma maneira eficiente de se obter dados conclusivos para a sua avaliação de metas mensal, assim você sabe o que tem feito e pode planejar quais as próximas ações de maneira mais clara e objetiva. Ressaltando que suas metas devem ser objetivas e atingíveis. Não basta apenas falar para sua equipe que a empresa deve crescer no mercado neste mês, mas coloque algo palpável para eles, defina um percentual de crescimento. Com esse índice bem definido, você poderá calcular quanto deverá ser vendido a mais que o mês anterior para que haja esse crescimento definido.

 

Trabalhe com cenários comparativos

Como já citamos, sua base para uma definição de metas eficiente são os dados da sua empresa e os dados do mercado de atuação. Somente tendo essas informações em mãos é possível fazer uma projeção de quanto é necessário vender para aumentar seu crescimento. Por exemplo, faça uma comparação do que foi vendido percentualmente no ano passado e quanto isso trouxe de crescimento para sua empresa, fazendo um comparativo com o período anterior. Em suma, sua empresa no último ano suas vendas aumentar 15% e sua empresa cresceu cerca de 8% no mercado, fazendo um investimento X, assim você saberá quanto precisa vender e quanto precisa investir para que seu negócio cresça na proporção que deseja.

 

Confie em sua equipe

Sua equipe são seus maiores parceiros nessa empreitada, nunca se esqueça disso. Então, incentive seus colaboradores, invista em capacitação, treinamentos, os motive através de bonificações por metas atingidas. Enfim, é importante que você estabeleça uma relação de confiança mutua com eles e assim você vai criar uma equipe mais focada nos interesses da empresa.

Essas foram as nossas dicas para que você possa definir metas vencedoras para sua equipe e assim atingir os melhores resultados.

Boas metas, ótimas vendas!

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *