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Aprenda a agregar valor ao seu negócio por meio da pré e do pós-venda.

 

 Para começar um negócio é preciso entender: como você pretende se diferenciar de sua concorrência?

Após definir com clareza qual o seu nicho de mercado e clientes, quais são suas principais razões de compra e como esses clientes são atendidos atualmente pela concorrência. Chegou finalmente a hora de pensar em: “O que tem no meu produto ou serviço que fará com que as pessoas queiram comprá-lo?”
É neste momento que você deve colocar a prova sua criatividade e dedicação. Afinal, não é uma tarefa fácil identificar ou criar diferencias, inovar em modelos e formas de execução dos seus produtos ou serviços. De uma maneira mais geral, uma boa opção e muito utilizada é associar produtos e serviços. Por exemplo, se você trabalha no ramo de comidas e lanches, utilizar embalagens práticas e maiores com entregas mais rápidas. Lavanderias podem optar por horários de trabalhos diferenciados, para atender aquelas pessoas que tem a agenda rotineira mais cheia.

A personalização de produtos e serviços, é algo que está tendo uma valorização cada dia maior perante os clientes. Oferecer algo especial, aplicar um charme mais pessoal ao que você entrega aos seus clientes é sem dúvida um ótima forma de diferenciação.

Um case interessante e simples é o da Havaianas, eles criaram em suas lojas um ponto de personalização de suas sandálias com itens de bijuteria. Existem inúmeras empresas que fabricam sandálias brancas, mas aquela que o cliente montou com estrelinhas e luas é algo único e que somente ele possui, é um grande diferencial para a escolha da marca.

É bom lembrar que o produto é percebido em totalidade, sendo composto por usa embalagem e pelos serviços nele agregados. No caso de uma pizzaria, um grande diferencial que é levado em conta é a entrega rápida ou em uma lanchonete por exemplo, embalagens diferenciadas ou brindes são algo muito utilizados e funcionais.

 

Mas se minha empresa já possui uma atuação diferenciada, como ampliar a satisfação dos clientes?

A processo de diferenciação de uma empresa não ocorre somente na hora da compra. Muitas empresas já tem esse processo antes mesmo de existir uma transação comercial. Orientar os seus clientes através de informações em seus canais de comunicação como redes sociais ou blogs é algo muito utilizado e que traz ótimos resultados. Ou seja, no pré-venda, mesmo antes de conhecer seu cliente você o ajuda e gera valor para ele e para sua empresa.

Do mesmo modo, há muitas oportunidades de prestação de serviços de pós-vendas, como assistência técnica, garantia, produtos complementares. Veja o exemplo de um comprador de bicicletas: após a compra, ele pode ser convidado para um curso de comportamento defensivo no trânsito, conhecer a importância do uso de capacetes e acabar comprando um. Pode, inclusive, ser convidado para fazer parte de um clube da loja em que os clientes se encontram para um passeio ciclístico.

Personalização de produtos, embalagens diferenciadas, brindes, os serviços pré e pós-vendas, vendas complementares, garantias estendidas são algumas das formas mais usuais de se ter um diferencial e conquistar seus clientes. A única coisa que sua empresa não deve fazer é ficar na mesmice e não oferecer algo diferenciado ao mercado, ser igual a todo mundo não é um bom caminho a ser seguido.
Enfim, se sua empresa realmente tem o foco no cliente e busca fornecer soluções que atendam as suas necessidades e ajudem a resolver seus problemas, certamente vai buscar condições para inovar em iniciativas diferenciadas e se destacar no mercado.
Pense no seguinte: Se não há uma razão extra, um motivo diferente para comprar um produto ou serviço, o consumidor tende a usar somente a questão do preço para decidir, e sendo assim, a única opção é reduzir suas margens de lucro e caso você seja um micro ou pequeno empresário, isso pode se tornar muito mais difícil, afinal concorrer com preços de grandes corporações não é um boa ideia.

 

Estratégias simples e eficazes para diferenciar seu negócio da concorrência.

  • Seja mais rápido;
    • Ofereça o menor custo;
    • Personalize seus produtos;
    • Trabalhe em horários diferenciados;
    • Desenvolva embalagens mais práticas e criativas;
    • Adote uma política ambiental valorizada por seus clientes;
    • Faça entregas em domicílio;
    • Venda pela internet.

 

 

Autor

Gamatec

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