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Esqueça esse blá blá blá de autoajuda para motivar seus vendedores, neste artigo vamos apresentar dicas que vão mostrar que a motivação acontece na boa prática comercial do dia a dia.

Palestras motivacionais, tapinhas nas costas e convenções festivas são uma panaceia que custa caro – uma prática adotada por inúmeras empresas. Se cada gestor cuida-se com eficiência de seu setor, não haveria tanta necessidade de tapar o sol com a peneira através de atividades e campanhas motivacionais.

Vendedores necessitam de apoio. Se uma empresa pede para alguém vender seus produtos ou serviços tem que dar o devido suporte, listamos abaixo algumas formas de manter sua equipe motivada com simples atitudes gerenciais:

  • Ajude seus vendedores nos momentos das negociações mais difíceis dando-lhes todo o apoio necessário, quer nos aspectos técnicos, quer no financeiro.
  • Exija dos seus funcionários internos mais agilidade e rapidez na apresentação das propostas comerciais e no atendimento dos pedidos e também em respostas provenientes do campo.
  • Estude com os departamentos financeiro, técnico e comercial a possibilidade de criação de formatos comerciais diferenciados, quando necessários, a fim de atender a um cliente e não perder a venda.
  • Torne os processos comerciais mais simples, claros e sem burocracia. Vendedores odeiam fazer relatórios, a maioria desnecessários, complicados e até em duplicidade. Lugar de vendedor é na rua ou na casa do cliente vendendo e não estacionado no escritório fazendo relatórios.
  • Crie um sistema ágil para fornecer informações sobre os históricos de compras dos clientes, da região, da concorrência e do próprio vendedor. Indicadores e critérios de desempenho devem ser fornecidos antes do fechamento da temporada, quando ainda dá tempo de se recuperar vendas perdidas.
  • Se necessário ajude seus vendedores no preparo das visitas e, sempre que possível, faça alguém do alto escalão da empresa ir à região para fazer visitas de cortesia a alguns clientes importantes. Isto fortalece os laços comerciais e valoriza o vendedor perante os compradores.
  • Faça com que sua equipe trate seus vendedores com respeito profissional, como pessoas de confiança, parceiras e aliadas às causas da empresa, verdadeiros consultores qualificados.
  • São eles que sabem o que está acontecendo no mercado e o que vai acontecer, por isso peça-lhes informações e sugestões para a melhoria dos produtos, do atendimento e das vendas.
  • Quem está no campo não é obrigado a saber o que se passa na matriz, por isso, exija da sua equipe mantê-los informados sobre todas as mudanças de produtos, serviços e sistemas. Um dos piores momentos na vida de um vendedor é saber das mudanças da empresa que representa pela boca dos seus clientes.
  • Envolva e estimule todos os funcionários para que se sintam responsáveis pelas vendas. Permita que seus vendedores tenham acesso fácil a todos os departamentos. Vender é mais difícil do que fazer.
  • Campanhas de incentivo e premiação devem ser justas, preparadas a tempo, com metas e objetivos bem claros. Se possível ao preparar tais campanhas chame alguns dos seus vendedores para dar opiniões.
  • Seja generoso no fornecimento de material promocional: amostras, folders, vídeos, folhetos e portfólios.
  • Treine-os à exaustão sobre seus produtos, processos e sistemas. Quanto mais os seus homens de vendas souberem sobre a empresa, mais motivados.
  • Atualmente algumas empresas estão oferecendo aos seus vendedores cursos sobre administração de tempo, de projetos, de redes sociais e até sobre planejamento financeiro pessoal.

Essas pequenas ações práticas, do dia a dia, quando realizadas criam uma motivação automática, alertam para o senso de pertencimento à empresa, os vendedores vão se sentir parte importante do processo e realmente são uma chave necessária para que os resultados sejam alcançados. E não deixe de pagar as comissões em dia e mantenha a ambição de seus vendedores sempre em alta.

Mas se quiser facilitar e dar uma injeção de ânimo “provisória” é só contratar uma palestra motivacional e esquecer de suas obrigações.

Boas vendas.

 

 

Autor

Gamatec

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