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Metas de Vendas: Aprenda a definir corretamente e potencialize suas vendas

Potencializar o crescimento da sua empresa e de qualquer outra está diretamente ligado a o aumento das vendas e maior engajamento no mercado de atuação.

E para saber onde deve chegar é necessário definir um destino, ou seja, trabalhar com metas de vendas preestabelecidas, somente assim sua equipe saberá o que é esperado e será possível definir os passos para atingir tal objetivo.

Metas são o que norteiam o processo de liderança. É importante, definir metas plausíveis, pois caso, as metas que você definiu para sua equipe não forem praticáveis certamente o tiro vai sair pela culatra e isso ao invés de otimizar os resultados, somente vai gerar instabilidade e insatisfação dos seus colaboradores.

Não existe uma receita de bolo que possa ser usada para definir metas vencedoras. Mas existem algumas boas práticas que certamente vão facilitar esse processo de elaboração. E é isso que vamos repassar neste post. Vamos lá?

 

Faça uma análise de mercado

Ter pleno conhecimento da sua área de atuação é o passo inicial para que seja possível estabelecer metas vencedoras. É necessário saber se o mercado está aquecido, qual o percentual de crescimento do segmento que se encaixa seus produtos ou serviços e existe previsão de crescimento ou de encolhimento para os próximos períodos.

Esses dados podem ser encontrados em jornais, na internet, associações comerciais e até mesmo em análises baseadas na vivência de mercado. Tendo em mãos esses dados, já é possível analisar como sua empresa está inserida no mercado atual e qual o percentual de crescimento dela nos últimos anos.

 

Analise seu índice de vendas

Tenha sempre o controle de quanto sua empresa vendeu nos últimos meses ou anos. Registrar suas vendas e contar com um histórico de seus processos comerciais é algo primordial, pois esses dados vão lhe ajudar a visualizar o quanto sua empresa vende para cada cliente, quais o períodos de maior venda e quais os produtos ou serviços de maior e menos procura.

Caso sua empresa não tenha um controle efetivo sobre as vendas realizadas, é hora de pensar me inovar e registrar esses dados.

 

Avalie seus investimentos

Conforme o tempo vai passando seus consumidores tendem a ficar mais exigentes, pois as possibilidades aumentam, o acesso a informação é cada vez mais fácil e prático. E isso faz com que você tenha que “mexer seus pauzinhos” para otimizar sua capacidade de criação e continuar se destacando no mercado.

Foque nas necessidades dos clientes, essa é a grande sacada, e já escrevemos várias vezes sobre isso em nosso blog. Englobe o máximo possível de soluções sempre focado nas reais necessidades de seu público consumidor, leve comodidade para seu cliente e invista para aumentar sua credibilidade com ele. Avalie investimentos realizados e quais os resultados obtidos. Somente assim, você vai conseguir visualizar onde está acertando e onde precisa de ações.

 

Conheça sua capacidade de vendas e entrega

Conhecer sua capacidade de entrega e produção deve ser levada em conta no processo de elaboração de metas. Faça uma análise, levando como base sua estrutura e seu histórico de entregas nos últimos meses.

De nada adianta, vender 10 itens e prometer um prazo de entrega impossível e não conseguir cumprir, isso somente vai desgastar a relação com seu cliente, seja sincero em relação aos seus limites ou se verificar que é um bom negócio, invista em mais mão de obra e melhor logística.

 

Defina qual vai ser seu percentual de crescimento

Estamos falando de metas, e no meio da conversa já entramos novamente em metas, afinal uma coisa puxa a outra. Se você sabe onde quer chegar fica muito mais fácil definir como chegar até lá.

Suas metas devem ser bem específicas e mensuráveis. De nada adianta falar que “Vamos crescer no próximo ano”, estabeleça metas que possam ser visualizadas: “No próximo ano queremos um crescimento de 20% no resultado.” Somente assim é possível calcular o que deve ser feito para que se possa atingir esse objetivo.

 

Utilize cenários e projeções

Seus principais parâmetros são o seu mercado de atuação, juntamente com os dados de sua empresa. Então, sabendo quanto o mercado tem o potencial de crescer no próximo ano, você pode fazer uma relação de quanto precisará vender para aumentar ou manter seus resultados de acordo com suas metas.

Se o mercado no último ano cresceu cerca de 20% e sua empresa 10% com certo investimento, então com a projeções futuras do mercado é possível saber mais precisamente quanto devo investir para potencializar meus resultados e atingir mais mercado. Por esse motivo, mais uma vez entra a análise de histórico de vendas passadas.

 

Conte com uma equipe de vendas de confiança

De nada adianta ter um planejamento perfeito, se sua equipe não está engajada no mesmo propósito que você. Então, é ideal investir em programas de incentivo e premiações para seus melhores colaboradores, para que eles se mantenham sempre motivados, traçar metas atingíveis, para que eles possam ser recompensados pelo seu esforço.

Enfim, estabeleça uma relação de confiança e ajuda mutua entre empresa e colaboradores, incentivando-os através de capacitações, parceria e premiações.

Essas são algumas dicas que certamente vão lhe ajudar a definir metas vencedoras para sua equipe de vendas.

Bons resultados.