Gestão de Equipes Liderança Produtividade

Habilidades fundamentais para liderar uma equipe de resultados

Habilidade em seu conceito está diretamente ligada a aptidão para cumprir tarefas específicas com facilidade. E podemos treinar nossa habilidade, quanto mais praticamos, mais habilidosos nos tornamos em algo. Sendo assim, o que precisamos é de dedicação e disciplina, pois a qualidade de seu desempenho é diretamente proporcional a energia, foco e dedicação empregados na prática.

Ser um líder de profissionais de vendas, é uma tarefa um tanto quanto árdua. Pois geralmente se trata de equipes bem heterogêneas, ou seja, cada pessoa com uma habilidade em específico mais apurada. É trabalho do gestor de vendas tentar transformar e usar essas habilidades de maneira a que todos trabalhem em prol da empresa e transformando assim os liderados em seus seguidores.

Separamos algumas habilidades que vão te ajudar a conduzir sua equipe de vendas de maneira eficiente:

 

Trabalhe com paixão

Ter paixão pelo seu ofício parece um papo de autoajuda, mas na realidade não conseguimos fazer nada com maestria se não gostarmos de nossa ocupação. Um líder que gosta do que faz, vai conseguir transmitir esse entusiasmo e motivação para sua equipe. Não seja apenas mais um “empurrador de tarefas”, seja exemplo e certamente você será um exemplo a ser seguido.

 

Aprenda a delegar tarefas

Aprenda a delegar tarefas, afinal você vai precisar encontrar as pessoas certas para cada atividade, de acordo com suas habilidades. Delegue com inteligência, como citamos no item anterior, não basta apenas delegar, deve fazer isso da maneira apropriada e seus resultados certamente vão ser muito mais significativos.

 

Assuma responsabilidades

Ao ser o líder de uma equipe, você se torna diretamente responsável pelos seus resultados. Se sua equipe não está sendo o que você imaginava que fosse, a culpa é sua. Se sua equipe está desmotivada, você também tem responsabilidade sobre isso.

É claro que existem vários fatores externos que podem influenciar nos resultados, no comportamento e na motivação da sua equipe. Mas o bom líder tem o poder de conscientizar e dar apoio a cada membro da equipe em todos os momentos, em busca de novas atitudes e da resolução dos mais diversos problemas. Afinal, você responde por todos os resultados da sua equipe.

 

Tenha coragem e seja honesto

Um líder dever ter um canal de comunicação preciso e específico. Deve ter a capacidade de explicar de forma clara o que deve ser feito e o porquê deve ser feito. Em relação a liderança em vendas é necessário orientar e treinar os liderados sobre como conduzir uma negociação de sucesso.

 

Aprenda a ouvir

A habilidade ouvir é algo realmente esplêndido e pouco usado, por incrível que parece. Ouvir não é apenas parar para escutar seus colaboradores, é tentar absorver e entender o contexto e o objetivo da conversa.

Então, ouça e absorva as necessidades da sua equipe. Certamente você vai aprender muito, afinal nada melhor de ouvir relatos que estão acontecendo no campo, na prática para melhorar o processo como um todo e ainda por cima conquistar a confiança de seus funcionários.

 

Tenha uma visão estratégica

Um líder com uma visão estratégica mais apurada, acaba percebendo de maneira mais fácil as habilidades específicas de cada profissional e pode assim potencializar seu processo, utilizando-o na situação correta e que ele melhor terá resultados.

Em suma, liderar nada mais é que uma junção de cultura analítica e interpessoal, aliar razão e emoção com discernimento. Saber quando ser mais enérgico e quando ser mais amável e participativo no processo. Esse é o grande desafio e o segredo de todas a relações interpessoais.

Esperamos que essas dicas que repassamos possam tornar você um profissional melhor, ou ao menos, possam fazer refletir sobre o que faço certo e o que faço de errado.

Boas vendas e não deixe de conhecer nossas soluções que certamente vão facilitar a vida de sua equipe e a sua também, mantenha sua equipe preocupada em vender e deixe a automatização e todo o processo de controle conosco.

 

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *