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Gentileza gera gentileza e também gera Lucro… 4 histórias inspiradoras de atendimento ao cliente

O modo como você trata o outro, sendo ele seu cliente ou seu concorrente define quem você é. De nada adianta você investir pesado em seu estabelecimento, realizar um incrível trabalho de marketing se quando você atende seu cliente, você o faz sem excelência.

Preparamos uma lista com exemplos de sucesso no atendimento ao cliente, que demonstram como fazer a diferença na vida de alguém pode ser um grande negócio.

 

CLIENTE DE LUTO

A Zappos é uma empresa de e-commerce que é referência quando se trata de atendimento ao cliente. Uma cliente precisava devolver uns sapatos para a Zappos, mas sua mãe tinha acabado de falecer. Ao receber um email da Zappos perguntando da devolução, ela respondeu contando o que tinha acontecido e a empresa reagiu buscando o produto na sua casa sem qualquer custo adicional.

Mas a Zappos foi além. Segundo as palavras da cliente: “Quando cheguei em casa, vi um lindo arranjo com lírios brancos e rosas e cravos. Grande, exuberante e perfumado. Abri o cartão, e era da Zappos. Eu caí no choro. Eu adoro gentileza, e se isso não é uma das coisas mais gentis que já fizeram por mim, eu não sei o que é”.

 

CACHORRO FAMINTO

A Nubank é uma startup brasileira que ganha cada vez mais destaque pela forma como trata seus consumidores – ainda mais por estar no setor financeiro, cuja qualidade de atendimento nunca deu muito o que falar.

Um cliente Nubank teve seu cartão de crédito devorado pelo seu cachorro. Ele ligou para cancelar e pedir um novo e, ao receber, veio a surpresa: junto com o cartão novo, também ganhou um ossinho roxo. Quem sabe, com o novo brinquedo, o próximo cartão consegue se salvar do terrível cão. 😉

 

CARDÁPIO EM BRAILLE

A Starbucks é outra grande conhecida pela qualidade de atendimento. Mesmo operando em escala global, conseguiu manter uma cultura de satisfação do cliente e reúne histórias surpreendentes em lojas do mundo inteiro.

Em uma unidade de Tóquio, um cliente cego comentou que sempre pedia café filtrado porque era só o que sabia pedir. A gerente, determinada em ajudar o cliente a ampliar seu leque de opções, foi atrás de um kit de Braille e fez à mão um cardápio para cegos, que até hoje é mantido ao lado do caixa para ser usado por pessoas com deficiência visual que visitam a loja.

 

AQUECENDO CORAÇÕES

Mais uma história inspiradora do Starbucks. Era sábado, e chegou uma mulher que estava com o emocional em ruínas. Era sua primeira visita na Starbucks. O menu da cafeteria pode ser um pouco intimidante, então ela pediu um café simples. Quando a atendente perguntou se tinha certeza de que não queria experimentar mais nada, ela explicou que estava confusa e arrasada, e parecia que ia chorar.

Nesse meio-tempo, a atendente mandou um barista preparar um Toffe Nut Latte, típica “comfort-drink” (café expresso, leite vaporizado, calda sabor nozes, caramelo e chantili) e disse: “esqueça o café simples, fizemos este Toffe Nut Latte para você – hoje é por conta da casa para você experimentar”. Nas palavras da atendente: “Ela ficou emocionada. Foi embora, e não pensamos muito no assunto, a não ser que ficamos felizes por tê-la feito feliz!”

Viu como pequenos gestos fazem toda a diferença? E a sua equipe, tem alguma grande história de atendimento diferenciado para contar? Você está entregando mais do que um produto ou serviço?

 

Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.

Walt Disney

 

Autor

Gamatec

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