
A pandemia da COVID-19 nos mostrou que nossas rotinas podem mudar rapidamente. Um dos maiores impactos tem sido no modo como trabalhamos e como prestamos suporte aos nossos colaboradores, clientes e colegas.
Muitas empresas adotaram por completo a estrutura de trabalho remoto de forma ágil e eficiente, garantindo um home office estruturado. Porém, nem todas se saíram bem e estão enfrentando dificuldades.
Mantendo a equipe motivada e produtiva
A mudança repentina para o trabalho remoto pode ser um desafio e eles precisarão se familiarizar com novas tecnologias para comunicação e colaboração.
Os fluxos de trabalho de processos e treinamentos precisam se adaptar e, para manter os vendedores motivados e engajados é preciso de uma abordagem diferente.
Assim, o líder de vendas precisa garantir a segurança da sua equipe, criar políticas eficientes de trabalho remoto e comunicá-las claramente.
Aconselhar a equipe a seguir as diretrizes de governos e entidades e a fazer o máximo possível para se proteger é imprescindível para manter a equipe segura. Orientações sobre como maximizar a produtividade também é indispensável para que as vendas não cessem. Fazer com que sua equipe saiba como agir neste momento e que esse período turbulento passará contribui com o desempenho e também com a saúde mental dos colaboradores.
Gerenciando sua organização de vendas durante uma crise sanitária
Embora o corte de custos pareça ser inevitável, é importante continuar executando tarefas que ajudem a gerar faturamento.
Confira três prioridades essenciais para empresas e equipes de vendas durante esta crise:
- Gerar e comunicar mensagens empáticas para funcionários e para o seu público
- Prevenir a perda total de funis
- Identificar novas oportunidades de negócios
Dependendo do segmento, as vendas podem cair. Adaptar-se a mudanças repentinas e temporárias no comportamento de clientes é uma maneira eficaz de combater isso. No mundo B2B (Business to Business – Negócio a Negócio), os compradores vão mudar suas prioridades para se adaptar e você precisa fazer o mesmo.
Ouça e sirva seus prospectos existentes. Como eles estão sendo afetados por essa crise sanitária e como você pode ajudá-los além dos seus processos de vendas? Por exemplo, se você geralmente compartilha conteúdo com prospectos, comece a coletar informações que impactam as indústrias e cargos deles publicados em diversos meios e tente criar ou adaptar materiais para a sua realidade.
Novas oportunidades também irão surgir. Como o seu produto ou solução pode servir seus clientes durante este período? Quais recursos poderiam ser usados para lidar com os novos desafios?
Capitalizar em cima dessas oportunidades requer muito cuidado e pode ser tentador pensar apenas em estratégias de desconto para lidar com isso. Resista à essa tentação e foque em como você pode servir seus clientes no momento.
A Gamatec tem soluções eficientes para melhorar a comunicação, performance e resultados das equipes de vendas. Além de contar com ferramentas que auxiliam, otimizam e agilizam todos os seus processos.
Fonte: Pipedrive