fbpx

Atualmente contar com uma equipe motivada em qualquer área da empresa é um passo muito importante para que seja possível potencializar os resultados, e isso, não é diferente quando tratamos de um time de vendas. Se a relação não for motivadora, os resultados certamente vão ficar muito abaixo do esperado.

Como poucos passos é possível identificar como uma equipe enxerga o trabalho, quais os benefícios que se adequam as suas necessidades e quais melhorias podem ser feitas para que se tenha um ambiente realmente favorável, onde todos se sintam motivados. Vale muito a pena investir nesse diálogo com sua equipe e chegar a um ponto em comum, uma área onde todos se sintam à vontade e assim otimizem sua produtividade. No final todos saem ganhando, seus colaboradores e sua empresa, abaixo listamos algumas dicas para alavancar seu time de vendas:

 

Invista em um ambiente de trabalho ideal

Sua equipe está satisfeita com o ambiente de trabalho que sua empresa oferece? É preciso prestar atenção a esse detalhe, a satisfação de qualquer pessoa passa pelo ambiente que ela convive diariamente, é claro que uma boa remuneração pode mascarar a falta disso por um tempo. Mas logo, isso não vai ser o suficiente. O ambiente de trabalho deve corresponder as expectativas, oferecer conforto, comodidades e tranquilidade. Isso ajuda a transformar o jeito de trabalhar do seu time e certamente vai manter sua empresa um passo à frente dos seus concorrentes.

 

Promova o fortalecimento interpessoal

Ter uma equipe bem entrosada e com bom relacionamento é algo realmente importante. Afinal, de nada adianta ter a melhor estrutura física para se trabalhar, se as relações entre os colaboradores e setores não forem legais.

É de suma importância investir no fortalecimento das relações interpessoais, especialmente quando tratamos do ramo de vendas, em que há uma concorrência maior entre a equipe. Não perca a oportunidade de criar momentos de interação entre os membros de sua equipe, se possível ofereça espaços de convivência e tente reunir o grupo de sempre que possível, principalmente quando for destacar resultados positivos.

Veja se seu modelo de liderança passa confiança, pois ele é um ponto que tem grande influência nesse fortalecimento interpessoal, incentive e faça cobranças de forma adequada, evite perder a linha, afinal o gestor é grande alicerce desse plano motivador.

 

Busque sempre valorizar sua equipe

Um grande passo para encantar uma equipe é investir nela. Remunerando dentro do contexto do mercado, usando de bonificações, comissões por venda e outros benefícios atrativos.

Não esqueça de investir no ambiente de trabalho, pois como já dissemos em um tópico anterior, o bem estar de trabalhar em um lugar que você se sinta bem ajuda muito na motivação e consequentemente nos resultados. Mas o grande investimento deve ser feito mesmo na qualificação de sua equipe.

Não perca nenhuma oportunidade de capacitar sua equipe, com treinamentos, cursos ou palestras. Esse certamente é um investimento que vai ser revertido em resultados para sua empresa e também vai manter seus colaboradores sempre atualizados e gratos com a empresa pela oportunidade de capacitação e crescimento profissional que está sendo ofertada.

 

Comunicação: Controle as vendas e o seu time usando essa arma.

Entre todas as dicas que repassamos neste post, essa é a mais simples, mas nem por isso a menos eficaz. Uma comunicação clara e eficiente é capaz de identificar rapidamente se tudo está de acordo com o planejado, se sua gestão está dentro do esperado e se os relacionamentos estão indo bem.

Um diálogo aberto com sua equipe vai apontar ideias facilmente e certamente muitas delas podem ser estudadas e posteriormente farão grande diferença no processo. Manter o seu time afinado e com um canal de comunicação sempre aberto é uma prioridade para manter uma equipe. Afinal, é melhor investir no seu time atual do que ter que repor pessoal, pois isso, gera um investimento muito maior.

Outra dica é contar com ferramentas para controlar suas vendas e sua equipe, qualquer empresa que queira se manter forte no mercado não pode abrir mão de automatizar ao máximo o seu processo. Afinal, você não quer seus melhores vendedores preenchendo planilhas ao invés de estarem fazendo o que realmente sabem que é vender.

Então, a sugestão final é aliar bons recursos de vendas aos seus bons vendedores e você certamente vai se surpreender com os resultados, isso é investir na sua empresa.

Bons negócios.

 

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *