Para todas as empresas ter uma boa equipe de vendas é fundamental no sucesso dos negócios. Se essa não é tarefa para grandes empresas, imagina quando falamos de pequenos e médios negócios, aí fica tudo um tanto quanto mais complicado. As restrições financeiras e uma falta de um nome de expressão no mercado faz com que esse porte de empresa percam profissionais para empresas maiores.
Por esse motivo neste post vamos repassar algumas dicas básicas para que sua micro ou pequena empresa possa criar diferenciais que atraiam bons profissionais, como selecionar e manter uma equipe de vendas que realmente funciona.
Buscar o perfil certo
Uma equipe de vendas de sucesso começa no processo de contratação. Profissionais mais extrovertidos e persistentes tem mais chances de serem contratados e geralmente são ótimas características de um bom profissional da área. Analisar a experiência dos candidatos também é algo relevante, mas não é por isso que você não vai querer saber de novos profissionais da área, afinal, nada melhor que um profissional que tenha vontade de aprender e novas ideias, além de pequenas empresas serem a principal porta de entrada de jovens promissores no mercado.
Um dos principais erros no processo de contratação é fazer a seleção baseado somente no currículo ou até mesmo pela aparência.
Oferecer um salário fixo
Um ponto que os bons profissionais levam em consideração é a questão de ter um remuneração fixa, pois isso, garante uma estabilidade mínima para o profissional. Muitas empresas oferecem somente comissões de acordo com as vendas, mas isso pode afastar bons profissionais, principalmente se seu produto ou serviço sobre com a sazonalidade do mercado, ou seja, tem épocas muito boas de vendas e em outras as vendas são muito baixas.
Sem garantias e o mínimo de estabilidade é quase impossível manter uma boa equipe.
A empresa deve equilibrar o salário fixo com uma comissão justa para ambos os lados, tanto para o vendedor, quanto para a empresa. Criar desafios e metas que possam ser cumpridos pelos seus vendedores, também ajuda a motivá-los a vender mais e correr atrás das melhores comissões.
Investir em capacitação
De nada adianta contratar bons profissionais, se sua empresa acha que eles vão resolver todos os problemas da sua área de vendas. O mais segredo para ter uma boa equipe de vendas é investir na sua capacitação, mantê-la sempre atualizada.
Caso a empresa não tenha condições de investir em treinamento terceirizados, não tem problema, comece com treinamentos internos, usando os profissionais com maior conhecimento na sua área de atuação para ministrar treinamento e processos de reciclagem.
Ser o exemplo
Qualquer empreendedor necessita fazer um pouco de tudo, principalmente no início da trajetória do seu negócio e um dos principais atributos é vender, e isso lhe obriga a aprender técnicas de vendas e conhecer cada vez melhor seu nicho e seu produto e/ou serviço.
Ter esse tipo de conhecimento é primordial no processo de criação de uma equipe de vendas realmente eficiente, afinal, ninguém melhor que você para repassar seu conhecimento para seus colaboradores em um primeiro momento, caso você não consiga fazer isso internamente, dificilmente seus vendedores vão conseguir fazer isso com seu cliente.