fbpx

Grandes líderes coordenam sua equipe pelo exemplo. As atitudes da liderança ultrapassam a barreira das palavrasbaseiam-se em mostrar à equipe como ela precisa agir. Se um líder é inovador, a sua equipe também vai agir de maneira inovadora, se ele se comunica bem, faz todos se comunicarem bem entre si. Por outro lado, se o líder trabalha de forma egocêntrica e egoísta, pode levar sua equipe e sua empresa ao fracasso.

Sabendo da importância do perfil adequado do líder nos resultados de sua equipe e da sua empresa, vamos abordar nesse artigo o que você não deve fazer em uma posição de liderança, quais são os cinco piores erros do líder de vendas não deve de maneira nenhuma cometer e assim pretendemos te ajudar a se tornar um exemplo a ser seguido:

 

1. Esquecer do desenvolvimento dos seus profissionais

Não oferecer a oportunidade de seus vendedores se aprimorarem e melhorar sua performance, através de treinamentos e cursos de capacitação passa a mensagem que a empresa não está nem aí para o desenvolvimento pessoal e profissional deles. E o resultado desse descaso certamente será uma equipe desmotivada e despreparada. Com isso, não espere melhorias no processo e tão pouco nos resultados.

Desenvolva treinamentos, ofereça dinâmicas de grupo. Enfim, capacite sua equipe. Vale muito a pena.

 

2. Não dar feedback – ou dar da maneira errada

Outro erro fatal que atinge principalmente a motivação de sua equipe. Todo profissional gosta de se sentir valorizada, de ter o reconhecimento de seu trabalho. O vendedor que não recebe nenhum feedback de seu líder, vai entender que seu trabalho não está sendo acompanhado e analisado. Sendo assim, se ele fizer certo ou não, não faz diferença alguma. Mas além de dar o feedback, é necessários saber como fazê-lo. Critique e cobre separadamente, elogie e parabenize em grupo, isso ajuda a evitar constrangimentos desnecessários e motiva sua equipe. Mas não exagere nos elogios também, seja justo e equilibrado. E não esqueça de apontar caminhos após uma crítica, isso vai mostrar onde ele errou e o que deve fazer para melhorar seu desempenho.

 

3. Traçar metas impossíveis

Uma força equivocada de liderar é definir metas impossíveis de serem alcançadas para seus vendedores. Claro que metas muito baixas também não trazem resultados, mas metas impossíveis deixaram seus vendedores com um sentimento de incapacidade e também os desmotivará, por nunca conseguirem atingir o que lhe é proposto. E suas vendas vão esfriar.

Defina regras bem específicas, mensuráveis, realistas e com tempo determinado para serem executadas. Conheça o mercado e a capacidade de cada vendedor e trabalhe dentro da realidade e não com suposições.

 

4. Deixar sua equipe de fora das estratégias de vendas

É de suma importância criar estratégias para alavancar as vendas. Porém, definir um plano para os vendedores e pedir para eles seguirem é furada, você deve nortear os caminhos de sua equipe. Desenvolva estratégias com ajuda de sua equipe, afinal eles estão por dentro de cada cliente e do mercado. Essa troca de informações vai ajudar a definir metas mais realistas e ainda motivar seus vendedores, pois assim, eles vão se sentir inseridos no processo de decisão e importantes para a organização.

 

5. Pecar na humildade

Um líder deve saber o momento certo de fazer um cobrança e fazê-la quando se for necessário. Mas, também deve ter humildade suficiente para ouvir os outros e admitir seus erros. Se o líder é o exemplo, que tipo de equipe teremos se o líder for uma pessoa arrogante e que não aceita opiniões divergentes da sua? Certamente, a sua equipe também vai atuar da mesma maneira, pouco comunicativa, não atua como um time e não admite suas falhas. E assim, a tendência será sentida nos baixos resultados.

Então, conseguiu identificar algum ato falho que acontece na sua organização. O intuito desse artigo é justamente esse, mostrar as falhas e deixar você aberto para corrigi-las se achar necessário e assim se tornar um profissional melhor.

Boas vendas.

 

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *