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Conheça os 5 modelos de vendas mais comuns no mercado

Indiferente ao segmento de atuação de sua empresa, o processo de vendas é algo global e sempre estará no topo das tarefas mais importantes na hierarquia comercial, sempre sua empresa vai estar vendendo seus produtos ou serviços. Por esse motivo é extremamente necessário conhecer os tipos de vendas para que se saiba como agir e atingir os melhores resultados.

Neste post, vamos listar os tipos de vendas mais comuns no mercado e que são usados pela grande maioria das empresas, indiferente do seu porte. Vamos lá?

 

Vendas corporativas

As vendas corporativas são um modelo bem difundido quando tratamos de negócios com grandes corporações, geralmente é um modelo mais complicado e requer do vendedor um conhecimento amplo de mercado e processos de venda e negociação.

Quando tratamos de vendas corporativas tratamos de tomadas de decisões mais complexas, pois geralmente não são processos que somente atuam duas pessoas, o vendedor e o comprador, propriamente dito. Existem um processo hierárquico de tomada de decisões, onde todos os setores que serão afetados pelo seu produto ou serviço participam deste processo.

Caso sua empresa participe deste tipo de negociação, deve fornecer um treinamento especializado para sua área de vendas, para que eles fiquem familiarizados com o processo corporativo, conheça esse tipo de empresa, a concorrência e profundamente seus produtos e serviços.

 

Venda casada

Esse é um método que é considerado proibido no Brasil, pela “obrigatoriedade” de fazer com que o consumidor leve um produto ou serviço junto ao fazer uma compra. Mas pode ser vista ainda mascarada em empresas de telecomunicações que oferecem combos, de telefone fixo, internet e televisão. As empresas não obrigam o consumidor a aderir aos pacote com todos os serviços, mas a aumento de preço é tão brutal quando se opta por somente um serviço que praticamente o consumidor se vê obrigado a contratar todos.

 

Venda consignada

Na venda consignada o consumidor ou a empresa solicita uma determinada quantidade de produto para tentar realizar a venda, recebendo comissão por cada negócio fechado. Essa empresa caso não consiga fazer a venda de todos os produtos que foram solicitados faz a devolução dos mesmos para a empresa sem custos.

 

Venda direta

Este é o modelo mais difundido e praticado no universo do empreendedor. Nada mais é que o bom e velho contato direto entre vendedor e comprador,.

A venda direta tem variações de empresa para empresa, o que chama a atenção é a sua capacidade de expansão, o que acaba se tornando algo importante para a maioria das empresas, uma vez que ela consegue mais um canal de distribuição. É muito utilizado por empresas de cosméticos, por exemplo, vendedores externos se tornam representantes de sua marca, sem vínculo direto e com margem de lucro definida de acordo com suas vendas.

 

Venda consultiva

No modelo de vendas consultiva o vendedor atua como consultor. O seu objetivo é atender as necessidades do consumidor e mostrar como resolver determinados problemas que ele esteja enfrentando. Para que funcione, o vendedor deve se especializar no seu ramo de atuação e tornar-se referência no que faz, somente assim o seu cliente vai se sentir seguro e confiante para contratar seus serviços para buscar informações sobre determinados produtos ou serviços.

Agora que você já entendeu os principais modelos de vendas que são usados no mercado atualmente é hora de cuidar do seu processo de vendas interno e externo, ter o controle total sobre as atividades que seus vendedores desenvolvem, conhecer profundamente seus clientes e preferências e potencializar seus resultados com base em um processo automatizado e que gera resultados.

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Boas vendas.

Autor

Gamatec

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