O empreendedor conseguiu colocar em prática aquela ideia genial que um dia imaginou, transformou esse anseio em um produto ou serviço, conseguiu juntar capital e se lançou no mercado. Agora surge um novo desafio: a conquista de novos clientes, a fidelização e como fazer a gestão do seu processo de vendas.
O primeiro passo é definir o seguimento do mercado de ele vai atuar e buscar novos clientes, depois disso a dúvida que surge é como fazer a gestão eficiente desse processo de vendas. E é sobre isso que vamos tratar neste artigo, o uso de ferramentas de TI para auxiliar na gestão de vendas.
O primeiro processo geralmente é o uso de planilhas, para usuários com conhecimento em informática mais elevado esse tipo de controle pode dar conta do recado em um primeiro momento, com planilhas de lista de clientes, prospecções, oportunidades, leads e negócios fechados. Mas certamente vai chegar a hora que o volume de informações que devem ser preenchidas vai aumentar consideravelmente de volume e as atualizações se tornam mais difíceis e assim menos concisas. É justamente neste momento que se torna necessário uma forma de controle mais rápida, efetiva e segura. O uso de um software para controle e apoio no processo de vendas se torna um aliado para que se possa continuar evoluindo sem perder o controle.
As principais soluções do mercado atualmente tem como objetivo principal uma navegabilidade mais rápida e precisa sobre as informações, agilizam o processo como um todo e mantém um histórico que pode ser usado como base para novos planejamentos.
Esse histórico trabalha com relatórios analíticos que tem por objetivo responder algumas questões básicas para qualquer empresa que pensa em evoluir, por exemplo: Quanto estamos vendendo está semana? Qual a nosso funil de vendas para o próximo semestre? Qual vendedor está tendo melhor desempenho? Qual o produto com melhor aceitação no mercado? Enfim, ele deve ajudar a responder a essas e mais inúmeras questões estratégicas e que vão dar o apoio necessário para se tomar decisões de novos investimentos, aumentar sua força de vendas, quais produtos precisam de mais investimento em marketing, se é necessário investir mais em treinamentos e capacitação dos vendedores entre outras inúmeras decisões que são de extrema importância para a evolução da empresa.
O grande desafio para o uso desse tipo de solução tecnológica é o processo de implantação e mudança de paradigma do processo de trabalho de sua equipe de vendas. Em geral, sempre vai haver aqueles vendedores mais “avessos a mudança”, que vão reclamar da perda de tempo, burocratização do processo, controle excessivo. Mas é assim mesmo que funciona, se você quiser ter uma gestão profissional de vendas, vai ter que convencer sua equipe a usar e atualizar de forma correta os dados da solução escolhida e mostrar para ela que no final do processo todos vão ganhar, seja em tempo gasto com planilhas que não mais existem e principalmente em resultados obtidos com um direcionamento mais preciso de sua força de vendas.
Então não é necessário se preocupar, pois atualmente as soluções estão cada vez mais amigáveis e acessíveis a diversos tipos de dispositivos, de desktops á smartphones. Além do investimento ser cada vez menor e mais acessível. Hoje é possível a contratação de uma consultoria e implementação rápida, eficiente e principalmente com valor muito acessível (geralmente trabalhando com um valor mensal baixo), automatizando todo o processo de força de vendas.
Concluído, automatizar o processo de vendas de sua empresa se tornou algo muito acessível e prático atualmente. Além de ter um valor reduzido, esse tipo de investimento é algo primordial para que se possa manter o controle sobre todo o processo, analisar seus erros e acertos e fazer um planejamento de vendas voltado para melhores resultados.
A Gamatec está a mais de 17 anos no ramo de automação de força de vendas, oferecendo as melhores e mais acessíveis soluções do mercado para otimizar seu processo e garantir melhores resultados.
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Boas vendas.