O termo Máquina de vendas significa literalmente: criar um modelo escalável de vendas, através de ações e processos que sustentem um crescimento constante de leads qualificados, ou seja, aqueles que tem potencial para se tornar futuros clientes.
Fazer seu empreendimento crescer não é uma tarefa simples. Depende de muito esforço do empreendedor e de toda sua equipe, é necessário aliar a força de todos os setores da sua empresa em prol disso. Se você já conseguiu se consolidar e pretende entender como funciona esse processo de máquina de vendas, neste artigo vamos falar sobre como usar esse conceito para alavancar suas vendas.
Indiferente da área de atuação da sua empresa, temos que deixar claro que o desafio de potencializar o processo de vendas não é uma tarefa fácil. Temos vários pontos a tratar para que você consiga fazer o passo a passo de todo o processo para conduzir seu cliente do contato inicial até a concretização da venda.
Vender é uma processo de altos e baixos, é difícil lidar com a rejeição de um cliente a seu produto, é complicado definirmos qual é público alvo, não sabemos o que eles querem e quanto estão dispostos a pagar, como apresentar seu produto para o cliente de maneira convincente e profissional, como lidar como o processo de negociação é outra pergunta que temos que responder, como não perder uma venda e se frustrar. Para responder essas questões, eliminar essa ansiedade e medo do processo é aprender a construir uma Máquina de vendas realmente eficiente.
Então, como construir uma máquina de vendas?
O passo inicial é analisar a sintonia entre as duas áreas que estão diretamente envolvidas no processo (marketing e vendas), quanto maior a proximidade entre o trabalho das duas mais eficiente será sua máquina de vendas. O setor de Marketing é onde vai ser gerado a demanda, a oportunidade e onde será lapidado o lead para que ele se torne um cliente em potencial. A área de vendas, é a outra ponta do processo que vai converter as oportunidades geradas em negócios efetivamente.
Confira 5 dicas para fazer sua máquina de vendas:
1: encontre e aumente seus leads
O primeiro passo para iniciar sua máquina de vendas é aumentar o volume de clientes em potencial, e como fazer isso? Neste processo a ideia é fazer um perfil de seu público-alvo, assim, você poderá traçar estratégias mais eficientes e segmentadas para atraí-los. Por exemplo: não adianta investir em campanhas para rádio e televisão se seu comprador não usa esses meios de comunicação, e este na maioria das vezes na internet. Neste caso, é relevante investir seus esforços em conteúdos digitais, ir até onde seu cliente está é o passo inicial.
2: qualifique seus leads
Certo. Você encontrou e aumentou seus leads, isso quer dizer que já vu vender mais? Não, pois não adianta você ter 1 milhão de contatos ou uma lista de mil pessoas para ligar se você não sabe se eles tem o mínimo de interesse em seu produto ou serviço. É neste momento, que é preciso investir na qualificação da sua audiência e buscar formas de chegar até a necessidade de seu cliente, eliminando do processo os leads menos qualificados e focando suas forças em quem realmente tem potencial de compra de seus produtos.
3: preste atenção nos detalhes
Ouvir seu cliente é sempre uma boa alternativa, crie ferramentas para saber o que eles esperam de um produtos, quais são suas reais necessidades e ansiedades. Com isso você vai melhorar o seu funil de vendas e treinar sua equipe para que ela vá direto ao problema enfrentado pelo seu futuro cliente, aumentando assim a qualidade do seu atendimento e as chances de concretizar a venda.
4: organize seu time pelo perfil de cada um
Todos temos um perfil diferente e habilidades específicas. Algumas pessoas tem habilidade em prospecção, mas não são tão boas no contato de fechamento de vendas com o cliente. Então, você deve conhecer os pontos fortes e fracos de cada pessoa de sua equipe e organizar os processos de acordo com as habilidades e potencial de cada uma delas.
5: invista em treinamento
Muitas pessoas focam tanto no processo que esquecem de quem faz tudo isso acontecer, as pessoas, elas são as engrenagens que fazem o todo andar. Os membros da sua equipe são os principais embaixadores de seu produto ou serviço. Então, se sua equipe não está alinhada com o processo, com a linguagem e a imagem que sua empresa quer repassar para o mercado nada disso vai funcionar.
Então, invista em treinamentos, conheça sua equipe, motive-a a trabalhar dentro do processo, mostre os benefícios pessoais e corporativos e sua importância dentro da organização. Uma boa dica é reunião sua equipe semanalmente é deixar o momento aberto a para que eles possam expor desafios que estão sendo enfrentados e soluções que acreditam dar certo para melhorar o processo, eles são a chave do seu sucesso.
Agora que você conhece a importância e os pontos chaves para desenvolver uma máquina de vendas, capriche e boas vendas.