fbpx

Nas prioridades de qualquer gestor essa é uma tarefa que sempre está listada, reduzir custos da empresa. E pode ter certeza que é realmente algo primordial para qualquer negócio que queira dar certo por um longo prazo. Os custos interferem diretamente no processo de formação dos preços do seus produtos ou serviços e consequentemente em todo o processo de vendas e lucratividade da empresa.

Quando falamos em períodos mais conturbados economicamente, como o que estamos atravessando agora no país, fazer isso da melhor maneira possível pode ser o diferencial para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado e passe esse momento sem maiores sustos.

Pensando nisso, elaboramos um artigo para guiar você neste processo de redução de custos, mostrar uma maneira mais assertiva de melhorar a competitividade da sua empresa, vamos lá?

 

1. Avaliar todos seus processos detalhadamente

Sair loucamente cortando gastos de sua empresa sem uma análise, é um grande erro, e por sinal muito cometido. A ideia da redução de custos consciente é manter a produtividade em alta e não perder na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao cliente.

Por esse motivo é que se deve tomar muito cuidado para não fazer cortes em áreas ou processos que vão comprometer esses dois itens e trazer um impacto negativo nos resultados.

Então, antes de começar os cortes de custos na sua empresa, faça uma análise do fluxo de trabalho do negócio e assim busque oportunidades de reduzir os desperdícios, substituir matérias-primas entre outras coisas. Tendo feito esse estudo, fica muito mais fácil elaborar um escala de prioridades relacionadas a cortes e também saber suas consequências futuras.

 

2. Otimizar o processo de logística

Os custos relacionados a logística na maioria das empresas são bem relevantes no resultado financeiro final e podem ser decisivos na manutenção da competitividade no mercado. Sendo assim, otimizar as operações logísticas é uma excelente forma de reduzir gastos.

A logística vai desde o processo de entrega, meios de transportes utilizados passando pelo controle de rotas chegando até ao armazenamento dos produtos. Em um análise detalhada desses itens e outros que a compõem, certamente vão ser identificados alguns gargalos que se resolvidos vão aumentar a eficiência e os resultados do seu negócio.

 

3. Automatizar alguns processos reduz custos

Automatização de processos não é somente uma tendência, está se tornando a cada dia que passa um passo essencial para o mercado de uma forma geral. Empresas que não utilizam softwares para ajudar no controle das suas atividades tendem a gastar mais com documentos e planilhas em papel, deslocamentos indevidos de pessoal e o pior é o tempo gasto para interligar esses todos os processos, caso, isso seja possível no meio de tantos documentos, sempre fica algo perdido e que posteriormente pode causar maiores transtornos.

A automatização dos processos internos e externos é algo que deve ser levado realmente em consideração, afinal, os custos envolvidos na implantação de um software que ajude no controle de todo o seu processo é muito baixo, levando em consideração os benefícios e retorno que isso vai trazer para sua empresa até mesmo a curto prazo.

O aumento da produtividade é uma das primeiras coisas que se pode notar ao se implantar um processo automatizado, tarefas interligadas, setores que se comunicam de forma clara, rápida e objetiva. A redução do retrabalho é outro ponto que se deve levar muito em consideração, pois com um controle mais efetivo, não será mais necessário perder tempo redigitando aquele relatório ou buscando aquelas planilhas de outro setor para conferir com os dados de outra planilha, isso é tudo controlado pelo software e as atividades vão ser reduzidas de uma maneira considerável.

 

4. Aumentar seu leque de fornecedores

Contar com uma grande diversidade de fornecedores trás a sua empresa uma gama maior de possibilidades e melhora suas condições em processo de negociação de compra. Sendo assim, é muito interessante mesmo pesquisar preços, negociar prazos e buscar condições mais vantajosas perante seus fornecedores.

Tendo um leque maior de possibilidades esses processos se tornam-se mais fáceis, pois ninguém quer perder um bom negócio por conta de pequenos ajustes no seu valor de venda ou alongamento do prazo. Então use seu poder de barganha e reduza seus custos.

 

5. Mantenha sua equipe informada sobre seu plano de ação

De nada adianta você elaborar um plano de ação complexo e todo estudado, se sua a maioria da sua equipe não sabe disso e não tem consciência do processo de redução de custos que a empresa está fazendo. Então, realize campanhas de conscientização junto a sua equipe, para apresentar e mostrar para eles o que deve ser feito.

Outra dica importante é incentivar sua equipe a colaborar com ideias e sugestões para otimizar o processo e reduzir custos, afinal, ninguém melhor que eles que estão ali no dia a dia e conhecem seu local de trabalho como ninguém, para sugerir melhorias em processos que estão tendo custos elevados. Isso ajuda a integrar seu time no processo e aumenta o engajamento no processo de redução de custos.

 

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *