fbpx
Agronegócios Automação Comercial

Como melhorar o processo de coleta de leite e reduzir perdas

Como todos sabemos o agronegócio brasileiro se encontra entre os melhores do mundo. Se estamos tão bem assim com abundância em nossos rebanhos, apesar disso produção de leite está muito aquém se comparada às nações que lideram o ranking leiteiro.  Atualmente, mantemos uma produtividade de cerca de 1.500 litros por animal/ano, o que nos colocar em 96º lugar na lista — muito atrás dos mais de 11.000 litros por vaca/ano que Israel, o líder do ranking produz.

Mas por quais razões nossa produtividade é tão baixa?

Segundo especialistas, uma das principais razões que podem explicar essa baixa produtividade dos nossos rebanhos é a falta de tecnologia usada no processo de coleta de leite. Essa deficiência causa perdas e desvios do produto, além de aumentar os custos, pois os sistemas não automatizados precisam de mais mão de obra, processos manuais de controle e mais pessoas para fazer um único processo. Neste artigo vamos mostrar as principais vantagens de se automatizar seu sistema de coleta de leite e assim reduzir perdas:

Como melhorar o processo de coleta de leite?

Para otimizar o processo de coleta de leite e reduzir gradativamente as perdas, as laticinios e cooperativas devem buscar medidas que aperfeiçoem seus procedimentos de trabalho. Uma das alternativas encontradas é a implantação de um software de controle de leite que atenda as essas necessidades. Esses softwares oferecem total controle das informações geradas, facilitando a análise, são de fácil manuseio e atualização das informações e podem ser sincronizados com outros softwares já usados pela cooperativa ou laticinio para gestão de suas informações. Isso ajudará a alcançar total domínio sobre os processos e reduzir suas perdas.

Como funciona um software de coleta de leite?

Um software de gestão da coleta de leite deve ser bastante flexível e se adequar a necessidades em especifícos e se adequar ao processo de coleta de sua empresa. Entre seus principais benefícios e funções estão:

– Acabar com o uso de planilhas e aquela papelada toda para controle;
– Uso apenas de um smartphone onde são coletas todas as informações de maneira prática;
– Fim do processo de digitação de coletas, leitura por QR CODE.
– Impressão de comprovantes de coleta para ser entregue ao produtor;
– Agilidade e facilidade na seleção do produtor;
– Histórico de coletas por produtor;
– Simplificação nas coletas;
– Implantação rápida e descomplicada;
– Interface prática e bastante intuitiva;
– Controle de animais em lactação;
– Capacidade do resfriador;
– Sincronização dos dados captados com o sistema de controle da cooperativa ou laticínio;

Essas são algumas das principais funções que um software de qualidade deve oferecer.

Outro fator importante que deve ser observado e que pode ser de grande valia para redução de custos é o geoprocessamento, através de mapas interativos, ajuda a empresa no controle das rotas da sua frota de coleta, assim eventuais desvios de rota e percursos podem ser detectadas e corrigidas facilmente com a análise e aplicação da melhor logistica para cada região.

Ao final do processo, o dispositivo móvel é sincronizado com o software de gestão da empresa e todas as informações são armazenadas de uma maneira organizada e voltada para a gestão, evitando o processo manual de digitação de planilhas de controle.

Quais são as vantagens dessa automatização?

Com a automatização dos processos, ocorre a eliminação dos procedimentos manuais de preenchimento das informações de coleta de leite do produtor, diminuem ao máximo as possibilidades de erros de anotações e digitação. Juntamente com isso, há a possibilidade de redução da mão de obra necessária para o controle de planilhas, o que proporciona economia no custo operacional.

Além disso, o controle mais efetivo tende a trazer mais tranquilidade e eficiência para o produtor, a equipe de coleta e a cooperativa ou latício por agilizar o processo como um todo, reduzindo ao máximo a perda de tempo e garantindo uma informação precisa e sem desvios de como está o processo de coleta como um todo e principalmente facilitando a gestão das informações de forma profissional e gerencial.
Agora que mostramos o caminho das pedras para melhorar o processo de coleta de leite de seu latício/cooperativa, convidamos você a conhecer nosso software de automação o QUANTUM LÁCTEO, uma solução que certamente vai ajudar sua empresa a sair na frente neste processo.

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *