Para se efetuar uma boa venda e fidelizar clientes existem alguns pré-requisitos, um deles é conhecer o tipo de pessoa com quem você está tratando e a partir daí definir sua estratégia de abordagem.
Conhecer o perfil do seu comprador antes de iniciar o processo de venda. Tendo esse conhecimento, além de você ganhar tempo, terá maiores chances de fechar negócios.
Você deve estar se perguntando: Como saber com que tipo de cliente estou trabalhando? Pois bem, esse é o intuito do nosso artigo, apresentar para você os tipos de clientes mais comuns. Vamos lá:
Analítico
Aquele que gosta de números e de dados concretos que possam comprovar o que você está dizendo. É bem visual, por isso, uma dica é levar uma apresentação bem feita que traga os resultados concretos do seu produto. Gráficos de crescimento e depoimentos de clientes que já compraram de você reforçam a credibilidade perante o cliente analítico. Um catálogo digital pode fazer seus olhos brilharem.
Se você souber apresentar estes números com segurança e encantá-lo, está no caminho certo para fechar negócio.
Pragmático
É aquele que vive ao lema de “tempo é dinheiro”. Está sempre na correria. A dica para conquistar esse cliente é ser objetivo e prático, não se estenda em apresentações completas, seja sucinto e objetivo. Esse é o segredo: Não venda o produto, mas foque nas necessidades dele e como esse produto vai ajudá-lo a resolver seus problemas e agilizar mais o processo.
A vantagem de trabalhar com clientes pragmáticos é que dificilmente você sairá da reunião sem ter uma resposta definitiva sobre seus negócios. Simples e objetivo essas são as palavras chaves.
Expressivo
Este tipo de cliente é muito comunicativo e popular, preza pelo status. Ele não está muito preocupado se a sua solução é a mais econômica, ele quer que sua solução ou produto traga credibilidade para a empresa perante o mercado. Uma boa dia é oferecer novidades e lançamentos, que vão fazer sua empresa ficar na frente das demais concorrentes, produtos exclusivos também são um grande nicho para oferecer para esse tipo de comprador.
Se você acertar no elogio e atendê-lo com elegância conseguirá fechar uma boa venda.
Afável
O cliente simpático e que preza pela emoção. Gosta de criar vínculos duradouros com seus vendedores. Tudo isso baseado na confiança, simpatia e honestidade. Se você conquistar esse cliente e atendê-lo sempre bem, pode garantir um longo contrato e indicações que vão te ajudar a vender mais.
Agora que você conhece os tipos de clientes, vamos a luta. Está na hora de conquistá-los.
Boas vendas.