Não é novidade para ninguém que qualquer empresa precise de um bom planejamento para atingir melhores resultados. Para que isso seja possível, algumas ferramentas são fundamentais. Uma das mais importantes é a projeção de vendas, que vai dar uma visão clara e realista de quanto a empresa poderá vender nos próximos meses.
Para empresas que estão iniciando seu processo, essa projeção se torna ainda mais importante, pois tende a garantir o sucesso do empreendimento. Neste post vamos falar de forma objetiva e de fácil entendimento sobre a importância da projeção de vendas e te ensinar como aplicar isso ao seu empreendimento.
Afinal, o que é a projeção de vendas?
Projeção de vendas é uma previsão de quanto será sua receita para um determinado período do ano. Levando em consideração fatores como estabilidade do negócio e sazonalidade.
Esse tipo de previsão é parte importante do planejamento de negócios e quando se trata de empresas novas se torna ainda mais primordial, pois essas empresas estão buscando se consolidar no mercado. Sendo assim, está ainda muito vulnerável a qualquer tipo de falha, muitas vezes esses falhas podem acabar por atrapalhar o crescimento e em caso mais graves até ocasionar o fechamento do negócio.
Qual a importância da projeção de vendas?
Para uma empresa ter sucesso é extremamente importante que ela esteja preparada e com o planejamento em dia. Por esse motivo, a projeção de vendas é algo que deve ser levada a sério, pois é ela que garante a identificação do mercado em geral e pode até antecipar tendências.
Quais a vantagens?
Visão real e completa dos negócios
Muitas vezes o empresário tem uma visão muito otimista do andamento dos seus negócios. A projeção de vendas vai ajudar a garantir que ele tenha uma visão completa e muito mais realista dos seus negócios, o ajudando a tomar as decisões mais corretas.
Melhor direcionamento de investimentos
Tendo uma visão clara e sazonal das épocas de mercado mais aquecido e com retorno, fica muito mais fácil garantir um direcionamento correto dos recursos e com esse cuidado certamente você vai reduzir consideravelmente as suas chances de investir em um produto no momento errado.
Facilitar ajustes estratégicos
Tendo essa visão dos melhores períodos de venda, também fica mais fácil identificar possíveis pontos fracos e meses que o retorno das vendas é menor, e com isso, adaptar a estratégia para aumentar a procura nesses períodos, seja investindo em campanhas específicas ou até mesmo criando promoções para melhorar o desempenho das suas vendas.
Consolidação no mercado
No que diz respeito a empresas que estão entrando no mercado, saber exatamente o que se espera vender é um grande trunfo para se consolidar no mercado. Tendo uma projeção correta de vendas, seu negócio conseguirá iniciar com passos mais seguros diante das adversidades do mercado.
Então! Como fazer uma projeção de vendas?
Agora que você já conhece a importância e as vantagens de fazer uma projeção de vendas, vamos te ensinar a fazer esse processo, para isso você pode escolher entre três métodos distintos:
Baseada no mercado
Sua empresa de uma maneira ou de outra é afetada pela sazonalidade, sendo assim você pode optar por fazer uma projeção baseada no mercado. Ou seja, o ideal é basear-se em uma negócios semelhante a sua área de atuação, com tamanho parecido e localização próxima.
Você também pode usar indicadores próprios do mercado, como publicações especializadas, como pesquisas de mercado que mostram áreas que estão crescentes e com grandes perspectivas.
Baseada em experiências passadas
Em empresas muito novas é mais difícil se ter uma base histórica para prever algo em experiências passadas, sendo que muitas empresas não tem essas informações. Mas no decorrer do tempo e caso sua empresa tenha um prévio conhecimento do mercado é uma forma muito interessante de projeção de desempenho para os próximos meses.
O ideal é reunir o máximo possível de dados sobre vendas anteriores e partir para a análise. Faça uma análise mensal e tente identificar pontos fora da curva e padrões que possam ter influenciado nos resultados mais e até no menos expressivos.
Quanto maior a quantidade de informações e dados você tiver, mais preciso será seu resultado. É recomendável que sua empresa tenha pela menos 6 meses na área para ter algum padrão, mas um período ideal varia de 12 a 18 meses. quanto mais longo o histórico analisado, mais seguras e precisas são as informações.
Baseada na margem de contribuição
Essa projeção é mais geral, é recomendável utilizá-la juntamente com outros métodos. Você deve fazer um cálculo simples de quanto você precisa vender para pagar todas as despesas fixas de fabricação e da empresa. E a partir desses dados você sabe quanto precisa vender para começar a ter lucro real.
A projeção de vendas pode te ajudar muito a nortear seu novo negócio e ter uma análise mais precisa de seus lucros futuros. E com isso, você vai saber onde e quando investir e garantir seu sucesso no mercado.
Boas vendas.