Para encantar o seu cliente, não é preciso ideias mirabolantes, mas sim criar uma conexão emocional que vai muito além do atendimento. E o pulo do gato está exatamente em como fazer isso de forma eficaz.
Dessa maneira, você conhece o seu cliente, consegue colocar-se no lugar dele e pode buscar soluções que vão de fato sanar “as dores” que ele possui, sem contar em atuar com muito mais assertividade em todas as frentes – atração, experimentação, fidelização, retenção e recuperação.
Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa estratégia:
- Tenha uma visão ampla dos seus clientes através de uma análise de dados profunda do comportamento de consumo do seu nicho.
- Tenha um objetivo para criar promoções de forma estratégica e, lançar produtos ou entrar em competitividade em mercados novos.
- Vá além do atendimento e procure saber com o cliente o que de fato ele está achando do seu serviço ou produto. Colete, e entenda, para depois fazer com que ele tenha a melhor experiência possível em todas as fases de compra e pós venda. Ser bem tratado faz com que ele se sinta valorizado pela empresa, sendo mais fácil sugerir produtos ou promoções. A qualidade da relação emocional é quase tão importante quanto a qualidade do produto.
- Tenha uma equipe muito bem treinada e alinhada com os objetivos da empresa. Assim, eles vão criar conexões emocionais e ter empatia pelo produto que o seu cliente está avaliando e adquirindo de sua empresa.
- Seja no mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Assim, você pode entender e melhorar as suas dores e trabalhar com mais assertividade para corrigir. Além disso, ele sentirá que foi ouvido e que faz parte do processo.
Os clientes fiéis são exigentes, criteriosos, difíceis de conquistar, e mantê-los é ainda mais complicado.
Esse é um verdadeiro desafio para as empresas e hoje, com tanto meio de informação, se diferenciar dos demais é uma tarefa árdua e contínua.
Por isso é de muita importância criar laços e não deixar o cliente ter motivos para procurar a concorrência. Confira um conteúdo ainda mais completo sobre encantamento no nosso e-book “Como encantar seus clientes na era da experiência”. Acesse o link abaixo e veja como é possível reter os seus clientes com experiências muito mais agregadoras: