Primeiramente quero te parabenizar por ter acessado este artigo, agora temos a certeza que você está preocupado em aumentar o desempenho de sua força de vendas, e consciente de que isso é um tremendo desafio. Mas vamos ajudar você a criar times campeões em vendas. Por isso, separamos algumas dicas que se seguidas certamente vão trazer inúmeros resultados para você e sua equipe. Vamos lá?
Dica 1 – Busque a experiência de outros profissionais da empresa
Você tem certeza do potencial de seu produto ou serviço, não é mesmo? Conhece suas características e funcionalidades como ninguém e também sabe de trás pra frente as vantagens que seu produto pode trazer para seu cliente. Mas, no entanto, em determinados momentos é importante contar com mais pessoas além da figura do vendedor. Aí você me pergunta, como assim?
Isso mesmo! Apesar de a venda ser um processo comercial, em alguns momentos você vai precisar de uma forcinha de outros profissionais dos mais diversos departamentos de sua empresa para passar confiança para seu potencial cliente.
Mas ainda não entendi?! Então vou dar um exemplo bem simples que vai amadurecer essa ideia. Sua empresa desenvolve softwares e está negociando com uma empresa de grande porte, é um grande case, algo que vai dar um upgrade nas suas vendas.
Então, neste caso é interessante uma união entre setor de desenvolvimento e comercial. Pois você não deve deixar arestas para aparar, caso o potencial cliente tenha alguma dúvida mais técnica, você não vai pedir para anotar que depois responde para ele, não é mesmo? Ou pior, falar que o software tem essa funcionalidade, sem mesmo saber como ela funciona direito ou se realmente pode ser desenvolvida. Mentir ou omitir esse tipo de informação na hora da venda é um erro gravíssimo e faz você perder credibilidade nos processos seguintes.
Por isso, analise cada oportunidade de venda para verificar quando é necessário sua equipe de vendas contar com o suporte de outros setores da empresa.
Dica 2 – Invista em capacitação de seus vendedores
Uma equipe de vendas campeã deve ser formada por profissionais com diferentes potencialidades e características. Você não pode se dar ao luxo de ter um time expert em gerar novas oportunidades e com dificuldades no processo final de fechamento de vendas, por exemplo. Ou um time extremamente eficiente ao tratar com os atuais clientes, mas que peca no processo de prospecção.
Sendo assim, para garantir a eficiência e o bom trabalho de toda a sua equipe em qualquer fase da prospecção, é imprescindível acompanhar a performance de cada um, verificar o que pode ser melhorado e, a partir daí, promover programas de capacitação com base nas dificuldades a serem superadas.
Invista em cursos, palestras, feiras, traga experiências e cases de sucesso para ajudar sua equipe a vislumbrar a melhoria dos processos mais deficientes. Esta é uma ótima maneira de equiparar todo o grupo, tornando homogêneo, potencializando suas características positivas e ajudando a equilibrar suas dificuldades para que ele se sinta mais seguro e completo em todo o processo de venda.
Dica 3 – Geração de Leads é importante!
Essa é uma dica é primordial para os tempos atuais, aprender a tratar cada possível cliente de maneira diferente em cada etapa do processo de vendas. É também conhecido como “encantar” ou “conquistar” clientes. Sua equipe vai ganhar em tempo e economia de recursos.
Você deve estar se perguntando, como assim “encantar” clientes? Isso mesmo, meu caro amigo! Encantar seus clientes significa mudar seu foco, pensar com a cabeça do cliente, ajudar ele a resolver seus problemas e não querer empurrar seu produto a qualquer custo.
A produção de conteúdo, por exemplo, é uma forma de atrair clientes em potencial, que costumam acessar a internet para comparar produtos e serviços de diferentes empresas. Criando iscas digitais, como um e-book ou postagens de blog, você capta o telefone ou e-mail de quem já se interessou pelo seu conteúdo e pode gostar da sua proposta.
Uma boa Agência de Marketing com certeza vai te ajudar nisso, e o custo benefício é muito interessante pode ter certeza.
Promova também ações promocionais e participe de feiras e eventos da sua área para entrar em contato com o seu público-alvo de forma mais direta.
Dica 4 – Desenvolva um apresentação rápida de seu produto (pitch)
Além de conhecer muito bem os detalhes do produto ou serviço oferecido, sua equipe de vendas precisa saber expor essas qualidades de forma clara, rápida e concisa em qualquer situação.
Então uma ótima ideia e incentivar sua equipe a elaborar uma boa apresentação de seu produto, também conhecida como pitch (apresentação sumária de 5 á 10 minutos sobre seu produto ou serviço), o pitch tem como objetivo atrair a atenção de seu futuro cliente, mostrando antes de tudo todos os benefícios que vai trazer para a empresa, passando pelas características e finalizando com possíveis valores e o mais importante o ROI (Retorno de Investimento) que seu produto ou serviço vai agregar a empresa do seu cliente.
Essa dica é muito valiosa, seus vendedores vão se sentir mais motivados e seguros para efetuar as vendas, além de evitar aquele marasmo de reuniões intermináveis, que nem seu vendedor e muito menos seu cliente gostam de participar.
Dica 5 – Organize o trabalho da equipe de vendas
Vendedor nenhum gosta de carregar aquela papelada toda para onde for, são mostruários, catálogos, planilhas. Com essa quantidade absurda de documentos fica meio difícil se organizar, concorda?
A dica é organize e centralize as informações de sua equipe, um vendedor organizado vai prospectar mais, visitar mais clientes, encontrar informações rapidamente, encantar seu cliente e como consequência disso tudo fechar mais negócios.
Você pode fazer isso com ajuda de um software que gerencie essa burocracia toda do processo de vendas e garanta mais organização e uma postura profissional. A Gamatec é especialista nesta área, atuando a mais de 15 anos no mercado de otimização de processos de vendas. Contamos com softwares que vão ajudar sua empresa a controlar essa área de maneira realmente eficiente, seus vendedores não vão trocar toda aquela papelada por um smartphone, que reúne catálogos com todas as informações sobre produtos e serviços, agenda de clientes, contatos e perfis de cada um, mapeamento via GPS da localização de seus clientes e também permite ao vendedor enviar orçamentos, tirar pedidos e fazer o controle de suas comissões, tudo de forma ágil e em um só equipamento.
Com a automatização desses processos, você e sua equipe de vendas vão ganhar muito em produtividade e organização, uma vez que terão mais tempo para investir em novas oportunidades de negócios.
Dica 6 – Mensuração de resultados
Finalmente a última dica desse artigo, não adianta nada do que falamos até agora se você não medir o desempenho das ações de sua equipe, não é mesmo?
Usar métricas de desempenho de cada membro de sua equipe vai apontar falhas, oportunidades de melhorias e evitar que alguns erros continuem se repetindo.
Analisar se as metas firmadas foram cumpridas, se a taxa de conversão de seus vendedores está dentro do estabelecido, avaliar quais os produtos ou serviços mais vendidos e ver quais os clientes com maior potencial de compra são alguns dos itens que devem ser avaliados e se essa etapa for feita de maneira séria e correta, pode ter certeza que a cada mensuração seus resultados serão melhores.
Então é isso aí, agradecemos por ter lido este artigo até o final. Esperamos ter ajudado você a clarear suas ideias e criar sua equipe de vendas campeã.
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