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Como atrair clientes usando as cores certas

Como conversamos no nosso último post as cores possuem um poder significativo sobre os consumidores e as marcas. Neste artigo iremos conversar mais sobre este tema, apresentando como as cores utilizadas nos anúncios geram emoções, impactando a pessoa que as recebe de maneira positiva ou negativa.

 

Amarelo

Estimula o otimismo, jovialidade e a esperança. Amarelo estimula a concentração, normalmente é utilizado para chamar a atenção em alguma oferta. O usuário presta mais atenção à chamada quando esta é amarela e consegue captar mais rapidamente a ideia que a marca está tentando passar. O amarelo também é uma cor bastante utilizada nas grandes marcas de alimentos (junto com o vermelho), para dizer ao cliente: “Venha comer aqui e sinta-se satisfeito”.

 

Vermelho

Estimula a energia e o senso de urgência. Normalmente é utilizado em promoções e quando se quer uma ação rápida da pessoa. O vermelho é uma cor emocionalmente intensa. Ela aumenta o metabolismo, a pressão arterial e estimula a impulsividade.

 

Laranja

É uma cor derivada do vermelho. Transmite energia, sensação de ânimo. Também estimula o entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Normalmente utilizada em anúncios de inscrições, compras e vendas. Em casos em que pretende-se chamar a atenção de forma mais sutil é utilizada em substituição ao vermelho.

 

Verde

O verde sugere riqueza, é a cor que os olhos processam com mais facilidade. Além de estar ligado a riqueza, o verde é automaticamente associado à natureza, saúde, frescor. Não é à toa que hospitais, clínicas e laboratórios fazem uso dessa cor em seus logotipos. O mesmo vale para produtos que queiram passar a sensação do frescor, como pastas de dentes e aromatizadores de ar.

 

Preto

Estimula a sensação de poder e sofisticação. Normalmente é utilizado para vender artigos de alto valor agregado e luxo. Empresas que trabalham com produtos que tenham um ticket alto, como jóias, jatinhos ou grifes de alto padrão, costumam usar a cor em seus anúncios, sites e logotipos.

 

Azul

Transmite a sensação de tranquilidade, segurança e estimula a confiança. É bastante encontrado nos sites de profissionais que necessitem da confiança de seu cliente (advogados, por exemplo). Além disso o azul é a cor favorita entre homens e mulheres. Tratando-se de uma unanimidade é utilizada no Facebook e no Twitter, duas das maiores redes sociais existentes.

 

As informações visuais são processadas pelo cérebro em uma velocidade 60.000 vezes maior do que informações contidas em textos simples. Ao criar seu catálogo de produtos ou um panfleto de ofertas, até mesmo sua identidade visual, fique atento a mensagem que deseja passar, a quais consumidores pretende atingir e faça um uso inteligente das cores.

Além das cores existem outros elementos que fazem a diferença na hora de prender a atenção de seu cliente, seja no momento em que ele conhece sua empresa ou na hora de optar entre você ou o concorrente para uma compra. Apresentaremos em breve quais são estes outros elementos e quais seus benefícios.