Nós não gostamos de pessoas que não são autênticas. Não gostamos de falsidade, fraudes e falsificações. Nós gostamos de pessoas que são reais, honestas e congruentes.

Isso se aplica também aos negócios, não gostamos de fazer negócios com pessoas que estão apenas nos dizendo o que queremos ouvir para que elas possam fechar uma venda. Nós não apreciamos alguém que usa o que sabe para nos manipular, persuadir ou nos fazer coagir a tomar uma decisão, pensando somente no seu ganho.

 

Intimidade é algo que não se automatiza

A intimidade é difícil de automatizar. O fato é que os computadores agora sabem mais sobre você do que seu médico, seu advogado, e que quase toda sua família. Mas isso não significa que você tem qualquer nível de intimidade com a empresa que possui esses dados. Você até pode amar o Facebook ou o Google, mas ele não te ama de volta. Intimidade é algo exclusivamente humano, ou pelo menos limitado a seres sencientes, e algo que não é facilmente replicado.

O mecanismo de recomendação de uma livraria on-line não é a mesma coisa que receber uma ligação de um amigo, indicando aquele livro que somente ele sabe que você está a procura, a relevância e o grau de intimidade contam muito no momento de uma decisão.

 

Você se importa?

O e-mail pré-escrito que é enviado de forma automática por um sistema, os relacionamentos exigem uma forma mais empática de comunicação, um telefonema de um vendedor direcionado pessoalmente para você agradecendo a preferência e se colocando a disposição, tem um poder muito maior neste caso.

A empatia não é algo que pode ser terceirizado para microchips.

 

Campanhas de Prospecção

Existem algumas comunicações que são tão transacionais que podem ser automatizadas, como comunicações que fornecem informações sem exigir uma conversa real. Campanhas de vendas, especialmente destinadas a adquirir um contrato de longa duração, exigem uma conversa real e uma abordagem mais pessoal. Essa conversa é a única maneira que uma das partes pode resolver as preocupações da outra parte. Automação não é conversa.

Você não deve esquecer que apesar de ter um processo automatizado, é importante o contato pessoal, afinal sua empresa deve estar preocupada em oferecer algo para solucionar os problemas do seu cliente. Então, não trate seu clientes apenas como contatos e transações, nunca esqueça que nada substitui uma boa conversa no processo de vendas e relacionamento.

Enquanto você está vendendo para seres humanos, venda como um ser humano.

Neste post, a ideia é mostrar que todo o processo de automatização e modernização é importante e vai ajudar no controle e na agilidade das vendas, mas tudo isso deve ser aliado ao contato pessoal do vendedor ou da sua equipe de vendas com seu cliente, pois cada cliente é único e deve ser tratado como tal.

Boas conversas e boas vendas.