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Para ser um bom líder é necessário estar afinado com sua equipe e fazer com que eles cumpram o que foi proposto da melhor maneira possível, o líder eficiente é aquele que é seguido pelos colaboradores que comanda.

Tendo isso em mente, neste artigo vamos mostrar algumas práticas voltadas a liderança de resultados para equipe de vendas, quais são as habilidades que um bom líder deve potencializar e quais as melhores práticas para inspirar sua equipe.

Então, vamos lá, o artigo é de fácil leitura e vai ser separado em 7 dicas matadoras para quem deseja exercer uma liderança de resultados. Vamos lá?

 

1. Busque conhecer melhor sua equipe

Para ser um líder realmente eficiente é necessário lembrar que você está trabalhando com pessoas, com anseios diferentes, egos diferentes, sonhos diferentes. Então, cada pessoa deve ser tratada como única e deve-se prestar atenção nas particularidades de seu time de vendas. Somente assim, será possível buscar um ponto em comum de satisfação entre todos eles, e quando você conhece seus funcionários sabe como encaixá-lo melhor na sua estratégia de vendas. Colaboradores satisfeitos é igual a melhores resultados.

 

2. Adote uma abordagem de comunicação mais direta

O processo de comunicação é um dos pontos mais importantes nesse elo entre gestor e equipe, o método que você usa para dialogar, repassar as tarefas, cobrar as atividades e até mesmo para ouvir seus funcionários deve ser claro e objetivo. Evite dar muitas voltas para dizer algo e tenha conversas francas independente da gravidade do assunto a ser abordado.

Tenha uma postura amigável e uma linguagem cordial, afinal vocês estão em um ambiente corporativo e acima de tudo esse é um ato primordial de educação e tratamento entre pessoas. Lembre-se que: Ser objetivo não tem nada a ver com ter uma postura grossa e mal educada.

 

3. Motive sua equipe

Uma equipe motivada é praticamente sinônimo de alta performance e, assim os resultados são sempre otimizados tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Então, tire um tempo e pense em estratégias que possam motivar sua equipe, que tipo de incentivo mais funciona para o perfil de equipe que você tem em mãos.

Indiferente do meio, invista nele. A grande maioria das empresas trabalham com sistema de recompensas por objetivos cumpridos, metas alcançadas. Esse é um método bem eficiente, mas é necessário buscar como fazer isso sem que ninguém seja prejudicado, a ideia é desenvolver o potencial e desafiar sua equipe de vendas a cada vez mais melhorar seus resultados.

 

4. Elabore metas tangíveis

Esse é um ponto até mesmo banal, mas vamos tratar deles. Toda a empresa neste ramo de atuação deve trabalhar com um planejamento de metas e ter objetivos bem traçados, caso sua empresa não faça isso, melhor começar a pensar.

A ideia é que seus colaboradores tenham uma referência e saibam onde devem chegar, como chegar e porque devem chegar até tal objetivo. As metas ajudam a nortear o trabalho de toda a empresa e mostram qual o caminho certo a seguir.

Então, faça seu planejamento, se achar necessário, reúna sua equipe e converse sobre os objetivos, levante ideias e opiniões, afinal eles estão no campo e sabem do dia dos clientes e do potencial dos mesmos. Somente assim, será possível criar metas tangíveis, pois de nada adianta criar metas absurdas e inalcançáveis, isso só vai servir para desmotivar sua equipe. Seja realista.

 

5. Não esqueça de fornecer o Feedback

Todo o líder deve ter um processo de feedback, pois somente assim será possível fazer seus colaboradores conhecerem onde estão acertando e também onde estão errando, portanto, fica muito mais fácil corrigir os erros e potencializar suas qualidades.

Um ponto comum no processo de feedback é a questão de manter conversas francas com seu colaborador, se forem para fazer cobranças e críticas, melhor fazê-las em particular, elogios e gratificações são ótimas oportunidades para se fazer em público e assim incentivar toda a equipe.

 

6. Seja o exemplo de trabalho e postura

Os gestores, gerentes e coordenadores que pensam que sua função na empresa é apenas delegar serviços de acordo com cada competências, estão amplamente enganados.

O papel de um bom líder é muito mais amplo e complexo, é claro que atribuir atividades é parte importante do processo, mas não se deve restringir a somente isso. Ele deve ensinar e auxiliar seus colaboradores nas tarefas. A conversa e o exemplo são pontos importantes para que sua equipe trabalhe de maneira mais eficiente.

 

7. Aposte em um local de trabalho harmonioso

Que pessoas satisfeitas com seu serviço rendem mais e tem melhores resultados, isso não é nenhuma novidade. Mas, também sabemos que o rendimento está atrelado a outras pequenas coisas, como condições de trabalho, ambiente de trabalho e o clima organizacional da empresa, por exemplo.

Então, é fundamental elaborar ações que contribuam para a manutenção de um ambiente leve e descontraído. Se possível tenha salas de uso comum, com opções de entretenimento, para que os colaboradores possam ter uma interação mais leve em alguns momentos. Isso certamente ajuda na união e alivia um pouco da pressão rotineira da equipe.

Como vimos é incontestável a influência que um bom líder trás a sua equipe e consequentemente aos resultados da empresa onde atua. Ele é o responsável por incentivar e tirar da sua equipe o melhor, desenvolvendo as habilidades individuais de cada um, corrigindo as falhas e perpetuando os acertos. Tudo isso para que sua empresa sempre esteja em constante crescimento.

Por esses e outros motivos, para ocupar tal cargo e ser um líder respeitado é necessário ter uma série de aptidões e características. Então, trabalhe seu pontos fortes e corrija seus erros e você logo sentirá os resultados pessoais e da sua equipe.

 

 

Autor

Gamatec

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