Gestão de vendas é um assunto de extrema importância para qualquer empreendedor. A grande maioria sabe que o grande objetivo da gestão de vendas é o crescimento através de esforços organizados, seja ele pessoal, da sua equipe e da sua empresa. Se esta tarefa é bem executada vai ajudar seu negócio a se tornar mais atrativo e aumentar seu número de clientes.
Neste post, vamos te ajudar a organizar essa tarefa, através de algumas boas práticas:
Sempre tenha um bom plano de vendas
Para que possamos chegar a qualquer objetivo, o primeiro passo sempre é um bom planejamento. Você precisa definir onde quer chega e quais são os melhores meios para alcançar esse objetivo. Essas são as ações primordiais para que sua gestão de vendas tenha sucesso.
Conheça muito bem sua área de atuação, as necessidades de seu público-alvo, quais as suas reais necessidades e ofereça os produtos que possam suprir tais necessidades. Esses passos são de extrema importância em um bom planejamento de vendas. Não esqueça de sempre ficar alerta com a concorrência, como ela está agindo, onde está focando seus investimentos e qual a sua estratégia. Afinal, assim você pode analisar o que está dando certo e o que você pode fazer de diferente.
Ofereça e invista em um produto e/ou serviço de qualidade
Para garantir que sua gestão de vendas tenha sucesso, é fundamental trabalhar com qualidade, indiferente se sua empresa trabalhe com produtos ou serviços. É necessário lembrar que não é somente a qualidade do produto que estamos abordando aqui, e sim, a qualidade no processo como um todo, principalmente no atendimento.
Para que fique mais claro esse entendimento, separamos aqui alguns valores que podem servir como base para ilustrar do que se trata gerar valor através da qualidade:
- Todos os atendimentos devem ser focados na satisfação plena do cliente;
- Tenha equipes responsáveis por cada área em específico (vendas, pós-vendas, suporte…);
- Rapidez e agilidade na resolução dos problemas devem ser palavras de ordem dentro de sua equipe, mas sem esquecer da simpatia e cordialidade para com seus clientes.
- Mantenha os canais de comunicação da sua empresa sempre abertos para que seus clientes possam contatá-los de maneira fácil quando houver a necessidade.
Use a tecnologia como aliada
Ter um controle efetivo de todo seu processo de vendas também é algo que deve ser levado em consideração, trabalhar com números e saber rotatividade de seus produtos e serviços, ou quais clientes lhe trazem maior retorno podem ser peças fundamentais para o sucesso.
Então, busque profissionalizar sua área de vendas. Começando com seus vendedores, facilite suas atividades, evite que eles saiam para visitas com aquele amontoado de catálogos e fichas de clientes, ou simplesmente, saiam a mercê a procura de novas vendas, sem informações mais especificas dos consumidores.
Invista em soluções que possam ajudar sua área de vendas, como catálogos digitais, informações e controle de clientes e pedidos totalmente automatizados em seus tablets ou smartphones são ótimas pedidas. Afinal, assim além de passar maior credibilidade para seu cliente com um serviço mais profissional, tecnológico e de qualidade, você vai estar mantendo a motivação de sua equipe facilitando seus processos e deixando sua equipe única e exclusivamente focada em vender mais e mais.
Tenha uma estratégia de marketing eficiente.
De nada adianta você ter o melhor produto do mercado, se seus clientes não sabem disso. Para se destacar entre muitas empresas, é necessário mais do que abrir as portas e estar disponível. Você precisa chegar até seu consumidor e conquistá-lo.
Para conquistar esse objetivo, sua empresa precisa ser relevante no dia a dia desse consumidor. E para isso, você precisa saber o que seu cliente acha relevante. Então, pesquise o que seu cliente busca, separamos 2 pontos importantes que devem estar na sua pesquisa:
- Busque saber a real necessidade do seu consumidor em relação ao seu seu produto ou serviço, quais seus problemas e como você vai poder ajudá-lo a solucionar;
- Faça uma pesquisa de preço no mercado e no perfil do cliente e saiba oferecer algo que caiba no orçamento do público que você quer atingir.
Outra maneira eficiente de aumentar seus lucros é focar na fidelização de clientes. Assim você cria um vínculo entre seus consumidores e seus produtos e serviços, tornando futuras vendas mais fáceis e garantindo assim um retorno maior para sua empresa.
Atualmente, a concorrência é cada dia mais agressiva, então tenha em mente que você deve adotar as melhores práticas de vendas para garantir vida longa dentro do mercado.
Esse paradigma vale para empresas de qualquer porte, mas no caso de micro e pequenas empresas, a concorrência é ainda mais séria e se deve ter mais cuidado. Não se pode mais visualizar a venda como um processo natural e casual, que apenas tendo o melhor produto seus clientes vão bater na sua porta. É necessário marcar presença é tão importante como abrir portas todos os dias.
Foque na presença digital: seja ativo nas redes sociais, tenha uma fanpage no Facebook para seu negócio, um blog cheio de informações atraentes e relacionadas aos seus produtos e serviços é outra dica. São formas de interação e divulgação de baixo investimento em relação as mídias mais tradicionais e com um retorno muito interessante mesmo.