Todos sabemos que ficar motivado não é tarefa muito fácil, e o mais difícil ainda é manter esse ímpeto motivacional todos os dias. E que motivação é algo que deve ser alimentado e trabalhado diariamente, para que a peteca não caia de maneira alguma. Baseado nisso, uma dos grandes desafios dos gestores é: como motivar minha equipe?

Apesar de a motivação ser algo que vem dentro para fora, algo muito pessoal. Esse sentimento geralmente é alimentado por motivos externos, o ambiente, os relacionamentos e algumas atividades específicas certamente ajudam os profissionais a encontrarem a motivação que tanto almejam.

Pensando nisso, reunimos neste artigo 7 maneiras simples que vão te ajudar a motivar seus colaboradores.

Confira, teste e veja a mágica acontecer.

 

1. Reconheça e dê valor

Nada mais motivador para continuar desenvolvendo uma tarefa bem feita do que o reconhecimento da atividade que você está fazendo.

Não precisa necessariamente premiar com bônus e presentes seus colaboradores por uma tarefa bem executada (é claro, que em alguns casos isso é interessante), mas um simples reconhecimento verbal, vale muito mesmo. O que importa é deixar claro que o esforço do profissional em fazer seu trabalho realmente valeu a pena.

 

2. Forneça capacitação pessoal e profissional.

Investir na capacitação de seu colaborador é mostrar para ele que você e a empresa acreditam no seu potencial e sabe que ele tem muito mais a oferecer. Ofereça cursos, palestras e workshops para manter sua equipe sempre informada, atualizada e consequentemente motivada.

 

3. Aprenda a ouvir opiniões.

Essa é uma tarefa muito simples de ser executada, o simples fato de dar abertura e estar disposto a ouvir seus profissionais faz total diferença na motivação da sua equipe. Quando um profissional sente que tem um canal aberto de comunicação, ele se sente motivado e parte do processo, sabe que suas ideias podem ser colocadas em prática e fazer a diferença de alguma maneira.

 

4. Estabeleça metas que possam ser atingidas.

Ter metas definidas é muito importante, mas elas devem estar alinhadas de acordo com o nível de trabalho de cada profissional.

Traçar metas impossíveis de serem atingidas, faz com que o colaborador se sinta incapaz e derrotado antes mesmo de tentar atingi-las, afinal ele sabe de suas limitações e capacidade.

Por outro lado, criar metas abaixo da capacidade não cria aquele espírito de desafio e, consequentemente também acaba por desmotivar sua equipe ao longo do tempo.

Tendo isso em mente, faça uma análise de desempenho dos últimos meses para determinar metas desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas.

Você vai sentir a diferença no desempenho da sua equipe.

 

5. Crie um plano de carreira

Defina e mostre para sua equipe de forma clara e objetiva os planos de carreira disponíveis na empresa. O profissional que sabe onde quer pode chegar, tende a se esforçar para crescer e se manter motivado em busca de um objetivo claro, seu desenvolvimento contínuo e conquistas profissionais.

 

6. Defina responsabilidades

Defina e delegue tarefas que serão de responsabilidades de seus colaboradores. Saber que você confia neles fará com que eles se sintam parte importante do processo e melhorem sua autoestima.

 

7. Não esqueça do Feedback

Sempre dê retorno sobre as tarefas executadas. Seja para mostrar os pontos certos ou para mostrar onde se pode melhorar. Saber que há alguém acompanhando seu rendimento, fará que seu colaborador se sinta mais motivado a executar suas tarefas da melhor maneira possível.

Por fim, esteja sempre atento às necessidades da sua equipe, ouça sua opinião e ideias e busque ajudá-la. Esse é a base para manter em alta a motivação e melhorar seus resultados.

E nunca esqueça que:

A melhor maneira de motivar sua equipe a ser o exemplo a ser seguido.

 

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *