Carreira Gestão de Equipes Liderança Produtividade

7 dicas para ser mais assertivo na comunicação profissional

O crescimento na carreira é resultado de um conjunto de diferentes fatores. Um dos fatores que ocupa lugar de destaque é a sua capacidade de comunicação. Se você observar os profissionais mais bem-sucedidos que conhece perceberá que todos possuem um fator em comum: habilidade de se comunicar com efetividade. Isso não necessariamente significa falar muito, mas falar de forma efetiva. Para entender melhor o que isso quer dizer vamos conferir três abordagens distintas de se comunicar.

Uma delas é a comunicação passiva. Imagine-se numa reunião de equipe. Todos discutindo os caminhos a seguir no projeto e você decide se calar. Prefere não se manifestar. Isso é comunicação passiva. É deixar que os outros discutam e tomem as decisões por você. Nessa situação você acaba por se sentir frustrado por não ter tido uma voz na discussão.

Do outro lado está a comunicação agressiva. Você se comunica dessa forma quando tenta impor sua opinião de toda forma. Usa palavras e tom intimidadores e ameaçadores. Esta é uma abordagem que coloca o outro lado na defensiva e reagindo negativamente a sua abordagem. Mais provável que você afaste as pessoas e também não consiga o que quer.

A terceira abordagem é da comunicação assertiva, um meio entre as duas anteriores. Assertividade é se levantar e falar, dar a sua opinião e colaborar na discussão. Não agir de forma passiva e omissa. Pelo contrário, se fazer presente. É uma comunicação simples e direta. Ao mesmo tempo, respeitosa. Você não apenas fala, mas ouve e considera a opinião alheia. Uma forma de se comunicar que contribui para você conquistar mais respeito no ambiente de trabalho e obter melhores resultados.

Abaixo listamos 7 dicas para ser mais assertivo na sua comunicação profissional:

 

Fonte: Blog Evolução Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor

Gamatec

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *