Quanto mais o tempo passa, mais a tecnologia evolui e as empresas se obrigam a seguir esse rumo evolutivo para que não fiquem para trás de seus concorrentes e possam continuar sendo relevantes em um mercado cada mais competitivo.
Na área de vendas esse cenário não é diferente, a menina dos olhos atualmente neste setor da economia é a automação do processo de vendas, esse tipo de tecnologia vem provando ser uma excelente forma de se ganhar tempo e ampliar os resultados das empresas. Afinal, o foco da equipe de campo deve ser vender e não organizar e se preocupar com controles e planilhas. Essa liberdade para que os vendedores possam exercer sua função sem preocupações extras é um ponto importante para o aumento pela procura deste tipo de solução.
Mas se você ainda tem dúvida se deve ou não investir neste tipo de solução, neste artigo vamos elencar 7 bons motivos que vão ajudar você a conhecer os inúmeros benefícios que isso pode trazer para os resultados da sua empresa.
Motivo 1: Agilidade na separação e entrega dos produtos
Se sua empresa já conta com um sistema de gestão (ERP), a integração deste tipo de sistema com uma solução que automatize sua força de vendas garante muita agilidade em todos os processos, desde os feitos em campo como pedidos, até mesmo os que são feitos após a venda como o faturamento. Esses processos são totalmente automatizados evitando os já conhecidos gargalos de final de mês, onde os vendedores enviam todos os pedidos de uma só vez para serem faturados, separados e para que todo o processo seja feito de uma só vez. Com o software de automação os vendedores apenas utilizando um tablet ou smartphone fazem os pedidos em tempo real e isso já é registrado no sistema ERP onde o restante do processo pode ser feito com maior agilidade e controle total.
Motivo 2: Informações mais confiáveis
Imagine agilizar o processo e ainda garantir a confiabilidade das informações, evitando erros de digitação, é isso mesmo, com a solução de força de vendas esse processo de anotações e digitação são praticamente eliminados. O vendedor com o uso da solução em seu smartphone faz o pedido uma única vez. Como os dados do comprador já estão cadastrados, valores e produtos também. Não é mais necessário redigir novamente os pedidos por e-mail ou repassar para aquele monte de planilhas.
Motivo 3: Controle otimizado do estoque
Caso sua empresa trabalhe com produtos em estoque e a pronta entrega um sistema de automação vai ajudar seu vendedor a passar mais confiabilidade para o comprador, pois no momento da venda ele vai ter em mãos a quantidade em estoque do item que ele está vendendo. Tendo assim um perspectiva de uma data de entrega mais precisa. E ganhando com a confiança na fidelização de seu cliente com um atendimento diferenciado, com datas reais e entrega no prazo.
Motivo 4: Acesso rápido a informações
Com a automatização, a equipe de vendas externa consegue administrar sua carteira de clientes e pedidos com fácil acesso a todas as informações relacionadas, como:
- Informações de clientes;
- Situação financeira dos clientes;
- Frequência e volume de compra;
- Riscos de inadimplência;
- Pedidos realizados;
- Status de cada pedido;
- Pedidos bloqueados e faturados;
- Estoque disponível;
- Preços dos produtos;
- Visualização dos produtos;
- Indicadores de vendas;
Esses são algumas das informações que os vendedores vão ter em mãos no momento da venda e podem ser consultados a qualquer momento, permitindo assim uma transação mais segura para ambas as partes.
Motivo 5: Redução de inadimplência
Como o sistema mantém uma controle total sobre os clientes e as vendas realizadas, o vendedor pode usar esse tipo de informação para analisar como esse cliente se portou em outras compras, se ele é bom pagador, se tem histórico de pagamentos positivos. Com esse tipo de avaliação de risco fica mais fácil evitar futuros prejuízos.
Motivo 6: Orçamentos mais rápidos
Uma grande vantagem de utilizar um sistema de automatização de vendas é a questão da agilidade na geração de orçamentos, com os pedidos feitos em tempo real pelos vendedores, os orçamentos já podem ser feitos após o fechamento de cada pedido. Esse ganho de tempo pode ser a diferença entre fechar ou não uma nova venda.
Motivo 7: Melhoria na tomada de decisões
Com todas essas vantagens descritas acima, com informações mais confiáveis e com acesso mais rápido. O processo de tomada de decisões é altamente afetado de maneira positiva e produtiva. Como o sistema mantém um histórico e controle de vendas, pedidos, orçamentos, clientes, enfim, conta com todas as informações necessárias para que as devidas análises gerenciais possam ser feitas. A qualquer momento pode ser feita a análises de performance de vendas, de quais clientes estão dando mais retorno, quais produtos estão tendo mais saídas, o que deve ser mudado, o que está acontecendo de errado. Identificar os focos de melhoria e ajustes para otimizar o mais rápido possível e melhorar os resultados.
Se sua empresa ainda não tem uma equipe de vendas externa automatizada? Já está passando na hora de você reavaliar seus processos. Não fique para trás, melhore sua força de vendas.